Oliveira do Bairro vai encerrar, no próximo sábado, uma das suas artérias centrais ao trânsito automóvel, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade (SEM). A pequena cidade do distrito de Aveiro volta a programar várias iniciativas para a semana de promoção da mobilidade sustentável na Europa, sob o mote Mix&Move.
A SEM decorre oficialmente de 16 a 22 de Setembro, mas o município de Oliveira do Bairro deu início à sua programação ainda no dia 14, com a iniciativa Mix&Move, que se estende até domingo e foi em 2018 uma das 3 finalistas ao prémio “Smaller Municipalities”, da Semana Europeia da Mobilidade. Entre concertos, animação de rua, arte urbana ou aulas de ginástica, destaca-se na programação o encerramento ao trânsito automóvel da avenida Dr. Abílio Pereira Pinto, programado para o dia 21. O fecho desta artéria central ao trânsito motorizado pretende alertar “os munícipes para a necessidade de serem adoptadas medidas ambientalmente mais sustentáveis na área da mobilidade”, esclarece a autarquia em nota de imprensa.
No âmbito do Mix&Move, preparado pelo município para a SEM, realizou-se já um percurso de cicloturismo com 30 quilómetros de extensão e para a noite de dia 21, em véspera da celebração do Dia Europeu Sem Carros, está agendada a Caminhada Solidária Nocturna, que pretende reunir 5 mil participantes, com o intuito de recolher donativos para os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.
Entre os dias 16 e 19, Oliveira do Bairro promove a iniciativa “Walk with us”, que convida cidadãos a percorrer cada uma das freguesias da cidade ao fim do dia, através de percursos a pé e de bicicleta, com cinco quilómetros e nove quilómetros, respectivamente. Ainda no âmbito da SEM, o município aproveita a semana para inaugurar equipamentos de actividade física ao ar livre, cuja instalação decorre de um projecto vencedor da 1ª edição do orçamento participativo de Oliveira do Bairro.
A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa da União Europeia (UE) que convida cidades e vilas europeias a apresentar propostas alternativas de mobilidade urbana. A decorrer desde 2002, a Semana Europeia da Mobilidade propõe a implementação, por parte das cidades e vilas participantes, de acções definitivas e temporárias que promovam a mobilidade limpa e sustentável dos cidadãos.
Este ano, o tema é Andar a pé e de bicicleta em segurança!, colocando a ênfase nos modos de transporte activo, livres de emissões de gases com efeito de estufa. Para a edição deste ano, estão inscritas mais de 2700 cidades e vilas europeias, encontrando-se calendarizadas mais de 2100 acções, entre temporárias e definitivas, de promoção de mobilidade sustentável. Este ano, 100 municípios portugueses participam na iniciativa da UE.