Há uma plataforma que compila soluções DIY (Do It Yourself ou, em português, “faça você mesmo”) e oportunidades para ajudar pessoas afectadas pela guerra na Ucrânia – a HelpUkraine. A iniciativa é da Patient Innovation, uma associação sem fins lucrativos de origem portuguesa.

Dirigida à partilha de respostas para condições de saúde entre doentes e cuidadores, a Patient Innovation alargou a sua actuação perante a situação vivida na Ucrânia. Assim, lançou, na sexta-feira, a plataforma HelpUkraine, que reúne soluções de apoio a pessoas refugiadas e vítimas da guerra, submetidas por cidadãos comuns de todo o mundo.

Como fazer um kit de sobrevivência ou uma bateria de telemóvel extra? Ou um fogão, um chuveiro, uma lanterna ou um purificador de água improvisados? São algumas das questões às quais a HelpUkraine disponibiliza respostas DIY, fornecendo “instruções para construir de forma simples e frugal”. Além deste tipo de partilha, é possível encontrar na plataforma sugestões de aplicações móveis que ajudam na procura de alojamento e de emprego em contexto europeu ou ainda, por exemplo, a lidar com a ansiedade.

Segundo a Patient Innovation, as soluções são submetidas por cidadãos, verificadas pela associação e então partilhadas em inglês e ucraniano. Actualmente, estão disponíveis 37 soluções na plataforma HelpUkraine e, para que o número continue a crescer, a Patient Innovation apela a que todos partilhem conhecimentos úteis em situações de emergência.

A iniciativa conta com o apoio da NOVA Medical School, da NOVA School of Business and Economics (Nova SBE), da Copenhagen Business School e da Fundação Calouste Gulbenkian, através da parceria Gulbenkian-NovaSBE for the Impact Economy, que levou, recentemente, ao lançamento de um mestrado em Empreendedorismo de Impacto e Inovação.