A Bloomberg Philantrophies e o Aspen Institute acabam de lançar uma iniciativa para ajudar as cidades do mundo a preparar a adopção de veículos autónomos em ambiente urbano. Dez cidades foram contempladas e vão, no próximo ano, começar a preparar-se para receber a nova tecnologia.

A iniciativa – Bloomberg Aspen Initiative on Cities and Autonomous Vehicles – vai abordar várias problemáticas e juntar especialistas de diversas áreas, desde o planeamento urbano à mobilidade, não esquecendo a desigualdade social. Para já, é apenas conhecido o nome de cinco das metrópoles onde se desenrolará o programa – Austin (EUA), Buenos Aires (Argentina), Los Angeles (EUA), Paris (França) e Nashville (EUA). A estas, seguir-se-á, ainda este ano, o anúncio de outras cinco.

O anúncio da teve lugar esta segunda-feira, durante a conferência CityLab, em Miami. O programa pretende juntar presidentes de algumas das maiores câmaras municipais a nível global, assim como vários especialistas, com o objectivo de reunir informação e acelerar os esforços de planeamento das cidades, através da produção de ferramentas e de um conjunto de princípios orientadores, que as cidades e os seus governantes terão ao dispor para melhor se adaptarem à eminente emergência de veículos autónomos.

A preparação desta mudança vai unir, num esforço conjunto, governantes locais e especialistas a recursos e informação. A Bloomberg Philanthropies e o Aspen Institute querem facilitar o processo de inovação e levar as cidades a considerar as várias possibilidades que a tecnologia subjacente aos veículos automóveis oferece para a resolução de problemas urbanos crónicos e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Todos os anos, a conferência CityLab junta governantes municipais, artistas e académicos focados em melhorar as cidades. Esta conferência é organizada pela Bloomberg Philanthropies e pelo Aspen Institute.