Na sua oitava edição, o Smart City Expo World Congress voltou a abrir as portas, ontem, em Barcelona. Aquele é considerado o mais importante evento internacional na área das cidades inteligentes decorre até dia 15, quinta-feira, e junta, este ano, mais de 700 cidades e 100 autarcas de todo o mundo.

O evento de três dias tem como mote Cities to Live In e divide-se, como é já habitual, numa área de exposição (que, relativamente ao ano anterior, cresceu 31%), cinco salas de conferências e um grande auditório. Presentes para dar a conhecer as suas soluções estão mais de 844 expositores, entre nomes grandes como a Microsoft, Huawei, Deloitte, Bosch, Cisco, Siemens, NEC, Mastercard, Indra, entre outros. Já no que se refere às conferências, o programa conta com mais de 400 oradores que se dividiram pelos cinco temas charneira do evento – Transformação Digital, Ambiente Urbano, Mobilidade, Governance & Finance, Cidades Inclusivas e Partilhadas.

Ontem foi o dia de arranque do evento, com destaque para a sessão inspiracional do Prémio Nobel da Paz em 2006, Muhammad Yunus, cujo discurso se debruçou sobre como alcançar um mundo de três zeros – zero pobreza, zero desemprego e zero emissões de carbono. O Smart City Expo World Congress continua hoje em Barcelona, esperando-se a presença de Ada Colau, a autarca de Barcelona, Natalia Olson-Urtecho, Daria Tataj, entre outros.