Lisboa está entre as 35 melhores marcas de cidades do mundo, de acordo com o Brand Finance Global City Index, um ranking que avalia a perceção geral sobre uma centena de cidades de cinco continentes. A capital portuguesa subiu nove posições na edição deste ano, passando a ocupar a 34.ª posição, com 75,5 pontos, mais dois que no índice do ano passado. A nível europeu, é a 18.ª cidade melhor classificada. Londres, Nova Iorque e Paris continuam a ocupar o top-3 mundial.
Apresentada pela consultora de avaliação de marcas Brand Finance, a classificação de 2024 resulta de um inquérito a mais de 15 mil pessoas de 20 países, baseado em três indicadores principais: Familiaridade, Reputação e a Perceção da cidade enquanto lugar para viver, trabalhar, estudar, visitar, passar a reforma e investir. Além disso, a pesquisa avalia 45 atributos agrupados em sete pilares, como cultura e património, negócios e investimentos ou sustentabilidade e transportes.
Lisboa alcança posições de destaque em alguns critérios específicos, como “Pessoas e Valores”, onde passou a ocupar o terceiro lugar. Está também no top-10 das cidades mais atraentes para se viver, em 11.º no critério da reforma e na 12.ª posição em matéria de cultura e património.
O relatório destaca ainda Lisboa e Dublin enquanto “cidades que moldam a sua reputação como destinos de trabalho, investimento, turismo e qualidade de vida”, “oferecendo ambientes empresariais fortes e experiências turísticas atrativas”. “Lisboa capitalizou a sua capacidade tecnológica e de startups, enquanto Dublin se posicionou como um centro para empresas multinacionais”, pode ler-se no documento.
Entre os pontos a melhorar, a diretora-geral da Brand Finance para a Península Ibérica, Pilar Alonso Ulloa, afirmou que “Lisboa enfrenta desafios com pontuações mais baixas em liderança em ciência e tecnologia, e em atratividade para negócios e investimentos, onde ocupa a 49.ª posição”. Estes são “aspetos cruciais para melhorar a sua classificação geral e competitividade entre as grandes cidades europeias”, acrescentou a responsável em comunicado.
A nível mundial, a capital inglesa, Londres, voltou a ser coroada como a melhor cidade do mundo, com uma pontuação de 90,9, destacando-se nos campos da familiaridade e reputação. Seguem-se Nova Iorque e Paris, enquanto Tóquio e Dubai subiram para o 4.º e 5.º lugar, respetivamente. As restantes posições do top-10 são ocupadas por Singapura (6.º), Los Angeles (7.º), Sidney (8.º), São Francisco (9.º) e Amesterdão (10.º).
Na opinião de David Haigh, presidente e CEO da Brand Finance, “o estudo de 2024 revela que a familiaridade pode ser uma faca de dois gumes”. “Por exemplo, embora Londres continue a ser a cidade com a melhor marca do mundo, as suas perceções em certos indicadores enfraqueceram este ano. Já não é considerada a melhor cidade do mundo para visitar, posição agora ocupada por Roma, nem para estudar, onde Boston se destaca”, concretizou.
Lisboa foi a única cidade portuguesa avaliada pelo Brand Finance Global City Index.
Fotografia de destaque: © Shutterstock