O ZOOM Smart Cities está de volta! O evento das smart cities volta a reunir, em Lisboa, nos dias 7 e 8 de Junho, alguns dos maiores nomes ligados à inteligência urbana e à procura de soluções para os desafios das cidades do século XXI. De escritores a especialistas em planeamento urbano, passando por decisores políticos e activistas, o diversificado leque de oradores da próxima edição da conferência internacional promete encher o auditório da reitoria da Universidade Nova de Lisboa.


Jason Roberts é o keynote speaker do primeiro dia do ZOOM Smart Cities (7 Junho). Conheça este activista urbano:

A vontade de dar nova vida a um quarteirão abandonado do seu bairro, em Dallas, deu origem a algo maior. Jason Roberts é o mentor e fundador da Better Block, que se dedica à revitalização do comércio local e da vida social de zonas esquecidas. Na altura, descobriu várias normas municipais que impossibilitavam praticamente tudo aquilo que considerava tornar uma zona deprimida numa zona com vida e decidiu, então, quebrar as regras. Com acções que juntaram activistas e residentes, foram instaladas ciclovias e introduzidas passagens de peões, stands de venda de frutas, esplanadas e floreiras. Fizeram do quarteirão aquilo que achavam que ele devia ser. Jason Roberts privilegia a acção directa nos espaços, para os tornar espaços de estadia. A Team Better Block, empresa de consultoria que criou, trabalha, hoje, com cidades, promotores imobiliários e outras partes interessadas, na implementação de pequenas mudanças, capazes de revitalizar quarteirões e desbloquear o verdadeiro potencial das ruas.


Doug Lansky participa na manhã do segundo dia do ZOOM Smart Cities (8 de Junho). Conheça este escritor de viagens:

Já passou por mais de 120 países em pouco mais de 20 anos, apresentou um programa de televisão no Travel Channel e foi correspondente de um programa numa estação de rádio pública norte-americana. Manteve colunas semanais em dezenas de jornais, escrevendo para publicações como The Huffington Post, Esquire e National Geographic Adventure. Nascido nos Estados Unidos da América, Doug Lansky viaja pelo mundo desde 1992. Hoje vive em Copenhaga, na Dinamarca, e a sua vida passa por dar palestras sobre turismo em universidades, eventos empresariais e conferências ligadas à indústria das viagens. Em 2012 e 2013, quebrou o recorde de assistência na maior conferência de viagens do mundo, a ITB Berlin. Já deu uma palestra para a Organização Mundial do Turismo, uma agência das Nações Unidas, e falou para uma plateia esgotada na sede da National Geographic. O autor de vários guias Lonely Planet e Rough Guides chega agora ao ZOOM Smart Cities para falar sobre inteligência nas cidades e no turismo.

Em 2016, Rob Adams participou na primeira edição do ZOOM Smart Cities, convidando a “fazer diferente”. Conheça este “explorador”:

Fundador da agência de inovação holandesa Six Fingers, na qual é hoje Chief Expedition Officer(significa que é o responsável por fazer coisas novas). Quando era pequeno, queria ser astronauta e, actualmente, gosta de desafiar os dogmas instituídos para expandir oportunidades ou identificar novos modelos conceptuais. Esta não será a sua estreia no ZOOM Smart Cities, já que, em 2016, foi o responsável por um dos momentos mais inspiradores do encontro. “Ousa fazer diferente” foi o desafio que deixou à audiência nacional – “Estou convicto de que, neste mundo, as coisas só se alteram se se fizerem coisas novas e loucas, em vez de se continuar a fazer aquilo que toda a gente faz. Isso não é interessante”, exclamou, na altura, à Smart Cities. Este ano, junta-se a Boyd Cohen para explorar o conceito de felicidade nos meios urbanos.

Boyd Cohen, o “inventor” da roda para as smart cities, vai dividir o palco com Rob Adams, neste ZOOM Smart Cities. Conheça este estratega urbano:

Especialista em estratégias urbanas e climáticas, Boyd Cohen é um proeminente pensador e investigador na área das cidades inteligentes. Em 2014, contou à Smart Cities que acredita na “co-criação dos cidadãos” como “um dos elementos diferenciadores de cidades mais inteligentes”. Com um PhD em estratégia e empreendedorismo, da Universidade do Colorado, hoje é vice director de Investigação na EADA Business School Barcelona. Co-autor do livro Climate Capitalism, o investigador é, também, responsável pelo desenvolvimento da “Roda das Cidades Inteligentes”, que identifica vários componentes base de uma smart city. É precisamente com base nesta “roda” que Boyd Cohen elabora rankings anuais de cidades inteligentes. No próximo Zoom Smart Cities, vai juntar-se a Rob Adams, da agência de inovação Six Fingers, numa palestra intitulada “Happy Citizens Design. Are you happy with your Cities?”.

Pablo Chillón é o mestre da diplomacia e direito para as cidades. Conheça este advogado especializado em inovação urbana:

Especialista em assuntos urbanos, direito e diplomacia para cidades, Pablo Chillón traz ao ZOOM Smart Cities a sua experiência internacional em inovação urbana e cidades inteligentes. O advogado espanhol é editor do influente blogue Urban 360º, co-fundador e CEO da Eolex Citylab, que se dedica ao desenvolvimento e disseminação de projectos para cidades inteligentes, assim como consultor de cidades, presidentes de câmara e várias instituições. Em 2016, numa entrevista à Smart Cities, Pablo Chillón alertava para a necessidade de incluir os cidadãos na construção de soluções verdadeiramente inteligentes, criticando as visões “redutoras” de smart city que tratam os cidadãos como “meros pixéis que se movem na cidade num dashboard”. O especialista contribui para a publicação de tecnologia do jornal Le Monde e é editor convidado da publicação científica International Journal of Digital Literacy and Digital Competence.

Não perca a oportunidade de escutar estas histórias e muitas mais. Participe no ZOOM Smart Cities, inscrições aqui.

Conheça os restantes oradores em www.zoomsmartcities.com