O desafio está lançado e vai reunir estudantes de universidades e instituições de ensino superior na procura de soluções inovadoras para alguns dos principais desafios que as cidades enfrentam. O primeiro Smartathon vai arrancar no dia 7 de Junho, integrado no próximo ZOOM Smart Cities, e o objectivo final passa por implementar, na cidade de Guimarães e em ambiente real, a solução vencedora.

Energia, clima, água, iluminação, mobilidade, dados, habitação, resíduos e cidadãos. Estas são apenas algumas das áreas da vida urbana para as quais poderão ser submetidas ideias, encontrando-se as inscrições abertas a grupos constituídos por dois a três estudantes de instituições de ensino superior. Este desafio surge enquadrado no consórcio europeu DREAM, liderado pela cidade de Guimarães, para promover uma comunidade de co-criação, capaz de trabalhar com os centros urbanos para dar resposta aos maiores desafios enfrentados pelas cidades. Para além da cidade portuguesa, o consórcio junta Weimar (Alemanha), Salamanca (Espanha), Vilnius (Lituânia), Timisoara (Roménia), Dundee (Escócia), Tessalónica (Grécia) e Kharkiv (Ucrânia).

As soluções procuradas devem utilizar os dados disponíveis como suporte e devem basear-se nas tecnologias de informação e comunicação (TIC), sempre no sentido de promover a sustentabilidade, a responsabilidade climática e a melhoria do conhecimento do ambiente urbano e da qualidade de vida.

As três equipas finalistas terão acesso à conferência internacional ZOOM Smart Cities e a instituição de ensino superior da equipa vencedora tornar-se-á parceira associada do projecto europeu DREAM. A implementação da proposta vencedora estará condicionada à obtenção de financiamento, atribuído pelo programa comunitário Horizonte 2020. Mais informações sobre o desafio podem ser encontradas aqui.

O Smartathon 17 vai arrancar no primeiro dia do ZOOM Smart Cities, que vai reunir, no grande auditório da Universidade Nova de Lisboa, nos próximos dias 7 e 8 de Junho, alguns dos maiores nomes internacionais ligados às cidades inteligentes.