O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) desafia empreendedores e empresas a apresentarem candidaturas inovadoras que ajudem a melhorar a mobilidade sustentável em Braga.

A cidade minhota juntou-se ao programa #ChallengeMyCity, da iniciativa EIT Urban Mobility, para escolherem quatro propostas que respondam a outras tantas “grandes necessidades” do município nesta área: melhorar a segurança dos ciclistas e monitorizar os seus fluxos; compreender e promover a mobilidade activa no centro da cidade; melhorar a utilização e monitorização do estacionamento de rua e incentivar o transporte escolar alternativo, diminuindo a utilização de carros particulares.

Cada proposta vencedora recebe um financiamento de 60 mil euros (o que perfaz 240 mil euros para as quatro), destinado à implementação do projecto-piloto. A formalização das candidaturas deverá ser feita até esta segunda-feira, dia 8 de Maio, através do site do programa, onde também estão listadas todas as condições e documentos necessários. Depois, a avaliação dos projectos acontece em Junho e a comunicação de resultados em Julho, enquanto a fase experimental deverá arrancar em Agosto e prolongar-se durante seis meses. O objectivo é testar as diferentes soluções, antes da cidade avançar para um compromisso de investimento a longo prazo.

“Estamos confiantes de que o serviço que disponibilizamos, facilitando a testagem de soluções inovadoras bem como a recolha do feedback dos cidadãos, vai permitir às cidades europeias beneficiarem da inovação existente no campo da mobilidade sustentável, aplicando-a nas suas ruas”, disse Lluis Puerto, Diretor de Desenvolvimento de Mercado da EIT Urban Mobility.

Já a responsável pela implementação dos projectos em Portugal, Maria Paula Caycedo, lembrou que Braga associou-se à iniciativa em 2022, com uma acção de promoção do uso da bicicleta, através da oferta de vouchers, que representou menos oito toneladas de CO2 na cidade. Além disso, acrescentou, “as melhores práticas europeias de aprendizagem de outras cidades são canalizadas através do nosso trabalho em rede”.

Nessa primeira edição, em 2022, o programa implementou nove soluções inovadoras nas cidades de Milão (Itália), Toulouse (França) e Madrid (Espanha) como, por exemplo, bicicletários seguros e uma doca movida a energia solar. Este ano, além de Braga, também participam no programa as cidades gregas de Larissa e Heraklion (call termina a 29 de Maio), além da espanhola VitoriaGasteiz (candidaturas até 15 Junho).

Fotografia de destaque: CM Braga