As cidades de Parma, em Itália, Aachen, na Alemanha, e Gdynia, na Polónia, são as vencedoras dos CIVITAS Awards 2021. Os prémios, que distinguem cidades empenhadas em tornar a mobilidade urbana mais sustentável, foram atribuídos no passado dia 20 de Outubro, no âmbito do CIVITAS Forum 2021, que teve lugar na cidade alemã vencedora.
O concurso aos CIVITAS Awards é um mecanismo de divulgação e reconhecimento de boas práticas de mobilidade e transporte em contexto urbano, com o objectivo de fomentar a sustentabilidade do sector e contribuir, de acordo com as metas europeias, para o alcance da neutralidade carbónica. Na cerimónia de entrega, moderada pelo TEDx speaker (já por cinco vezes) Dan Ram, foram atribuídos prémios à cidade vencedora em cada uma das três categorias existentes.
Na categoria “Neutralidade carbónica”, o reconhecimento foi para a cidade italiana de Parma por um projecto de criação de uma nova Zona de Emissões Reduzidas (ZER). “Limitar o acesso aos carros mais poluentes com a introdução da ZER por toda a cidade é o nosso primeiro passo na transformação sistémica de tornar Parma numa cidade verde e neutra em termos de carbono”, adianta Tiziana Benassi, deputy mayor para a Sustentabilidade Ambiental da cidade italiana, citada num comunicado. A responsável admite que, a par desse objectivo, se pretende promover uma “nova cultura de mobilidade, centrada nas necessidades dos cidadãos, mais sustentável e amiga do ambiente”.
Quanto ao carácter transformador, a cidade de Aachen foi aquela que mais se destacou. Para a nomeação na categoria “Transformação”, contribuiu o trabalho desenvolvido desde 2020. Além de se terem reformulado 4,2 km de ciclovias, a implementado 1 076 suportes para bicicletas e 150 novas estações de e-charging, o departamento de Mobilidade e Planeamento cresceu em capacidade e foram introduzidos os primeiros camiões de lixo a hidrogénio na Alemanha.
Para o responsável pela Divisão do Planeamento dos Transportes e da Mobilidade da cidade de Aachen, Uwe Müller, citado no mesmo documento, este prémio representa uma recompensa e um incentivo à continuação do trabalho no sentido de criar “mais espaço para a mobilidade segura, calma e amiga do ambiente”.
Em relação ao prémio “Legado”, a cidade que melhor demonstrou ter assimilado os ensinamentos da CIVITAS foi Gdynia. A nível de políticas e medidas sobre mobilidade, a cidade polaca contempla, no seu Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, a implementação de novas vias de BUS, bicicletas de carga, zonas pedonais, autocarros e trolleys mais limpos em termos ambientais, campanhas de mobilidade, entre outras. A entrada na rede CIVITAS, segundo salienta o vice-presidente de Gdynia, Marek Łucyk, “aumentou a qualidade e acelerou o processo de desenvolvimento da cidade” em torno do bem-estar ambiental e social.
Recorde-se que no ano passado, a cidade portuguesa do Funchal esteve entre as cidades vencedoras dos CIVITAS Awards, na categoria “Legado”, pela integração de múltiplas restrições de acesso a automóveis, incluindo o fecho do centro da cidade a estes veículos. Nesta 16.ª edição, o município de Cascais também foi uma das candidatas ao prémio “Transformação”.
A entidade organizadora, a rede europeia CIVITAS, que abrange mais de 340 cidades empenhadas em desenvolver modos mais sustentáveis de mobilidade, destacou ainda, a par de Cascais, as cidades gregas de Heraklion e de Vari-Voula-Vouliagmeni e ainda a cidade de Budapeste, na Hungria.
Fotografia destaque: © Stadt Aachen / Andreas Steindl