A Iniciativa Global de e-Sustentabilidade (GeSI) está a preparar a cimeira Digital with Purpose, uma plataforma para líderes mundiais debaterem formas de acelerar a inovação digital como resposta a desafios à sustentabilidade. O evento irá decorrer no Altice Arena, em Lisboa, no dia 27 Setembro.

Como acelerar a implementação de soluções digitais verdes e sustentáveis para responder a desafios sociais e ambientais? É essa uma das perguntas que vai lançar o debate na cimeira global Digital with Purpose, onde serão discutidos vários desafios em múltiplas áreas, tais como urbanismo, educação, arte, ciência, turismo, alterações climáticas, agricultura, energia, saúde, oceanos, mobilidade, logística e distribuição, fintech e tecnologias de informação.

Além da partilha e discussão de ideias, o evento pretende ainda ser uma oportunidade para líderes e organizações se “comprometerem com planos de implementação e estabelecerem métricas para medir o sucesso”. Nesse sentido, irá incluir várias entidades do sector público e privado, incluindo a Coligação Digital Verde Europeia, a Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, The Carbon Trust, o Cambridge Institute for Sustainability Leadership, a Deloitte, a EDP, a NOS, a Huawei, a UNIPARTNER, a Accenture e a APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.

Entre os oradores já confirmados, destaca-se a presença do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, do secretário-geral das Nações Unidades, António Guterres, do coordenador da Transformação Digital no Programa Ambiental das Nações Unidades, David Jensen, bem como do economista Jeffrey Sachs.

“Estamos a criar um movimento para produzir resultados acionáveis e mensuráveis em linha com o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – onde a tecnologia, a inovação e a colaboração transformam a vida de milhares de milhões de pessoas”, sublinha Luís Neves, CEO do GeSI, que caracteriza a cimeira como um “evento-alerta”. Este evento, “solicitado com urgência pelos líderes globais”, centra-se ainda no objectivo de colocar “11 mil milhões de pessoas a contribuir para um futuro próspero e sustentável”. 

A aquisição de bilhetes pode ser efectuada aqui, mediante registo. Até dia 16 de Setembro, os bilhetes são gratuitos. Segundo a APDC, uma das parceiras, os associados que queiram patrocinar o evento “beneficiam de condições especiais”.