Já começou a corrida aos Prémios Capital Europeia da Inovação 2026, também conhecidos como iCapital Awards. Até 18 de junho, as cidades podem concorrer a esta distinção promovida pelo Conselho Europeu da Inovação, que reconhece os municípios com “ecossistemas de inovação inclusivos e soluções disruptivas para o bem-estar dos cidadãos”. O lançamento da 10.ª edição aconteceu numa cerimónia realizada em Braga, atual Cidade Inovadora em Ascensão.

Estes galardões dividem-se em duas categorias principais, com destaque para o prémio Capital Europeia da Inovação (European Capital of Innovation), destinado a cidades com mais de 250 mil habitantes. A vencedora recebe um milhão de euros, enquanto as outras duas finalistas têm direito a 100 mil euros cada. Simultaneamente, é atribuído o prémio Cidade Inovadora em Ascensão (Rising Innovative City), para municípios com população entre 50 mil e 250 mil habitantes. Também neste caso é atribuído um valor monetário à cidade eleita – 500 mil euros –, e as duas segundas classificadas recebem 50 mil euros.

Além do reconhecimento internacional e do prémio financeiro para melhorar as estratégias locais de inovação, todas as finalistas passam a estabelecer contactos privilegiados com outras cidades e a partilhar boas práticas através da rede europeia iCapital Alumni.

Entre os critérios de seleção deste prémio estão seis fatores essenciais: Experimentação; Possibilidade de escalar o conceito; Construção de ecossistemas; Expansão (servir de exemplo para outras cidades, apoiando a disseminação e replicação de soluções testadas); Visão inovadora da cidade; e Direitos dos cidadãos.

Sessão informativa acontece a 24 de abril

As cidades interessadas em concorrer à iniciativa podem inscrever-se numa sessão informativa online, agendada para o dia 24 de abril, através deste link.

Recorde-se que Lisboa foi eleita Capital Europeia da Inovação 2023, tornando-se a primeira cidade portuguesa a receber este prémio, depois de superar as outras duas finalistas: Lviv, na Polónia, e Kiev, na Ucrânia.

Por sua vez, Braga venceu o prémio Cidade Inovadora em Ascensão 2024-2025, batendo a concorrência de Linz, na Áustria, e Oulu, na Finlândia. Nessa mesma categoria, Cascais ficou em 2.º lugar em 2021, enquanto Aveiro terminou na 3.ª posição em 2022.


Fotografia de destaque:
© Shutterstock