O Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) foi reconhecido com “medalha” de ouro no nível de Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O hub de ligações de transportes torna-se assim o primeiro edifício público a obter este nível de certificação no país. O sistema de avaliação internacional tem aplicação em mais de 150 países. 

Num núcleo de quatro níveis possíveis (certified, silver, gold e platina), o TIC obteve o grau gold, ao ser classificado com 60 pontos. O reconhecimento foi atribuído pela organização não governamental Green Building Council, que tem como objetivo promover e estimular práticas de construções sustentáveis. 

Em comunicado, a empresa municipal GO Porto, responsável pela obra de construção do TIC, destaca a capacidade do terminal reduzir os gases com efeito de estufa na cidade. No documento pode ler-se que “o hub está localizado por baixo da maior cobertura verde alguma vez implantada num edifício público da cidade, ajudando à absorção da poluição do ar”. 

Segundo a GO Porto, estima-se que o TIC contribua para uma redução significativa dos gases com efeito de estufa no centro do Porto. Num período de cinco anos, a estimativa aponta para uma diminuição de cerca de 5,2 toneladas de dióxido de carbono (CO2). 

Para a autarquia do Porto, o equipamento “representa uma aposta no transporte público eficiente e sustentável, bem como um contributo de peso para o Pacto do Porto para o Clima”, que tem por objetivo atingir a neutralidade carbónica em 2030.

O Terminal Intermodal de Campanhã, que alberga um parque urbano com 4,6 hectares, permite que os utilizadores se possam ligar a qualquer lugar da cidade, através do metro, comboio ou autocarro urbano. 

Fotografia de destaque: Andreia Merca/CMPorto