No dia em que celebra o seu 60º aniversário, a junta de freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa, prepara-se para dar um passo na direcção da inteligência urbana. Para isso, a freguesia apresenta hoje o seu Conselho Estratégico, cuja coordenação estará, neste primeiro ano, a cargo da ZOOM Global Smart Cities Association.

O Conselho Estratégico será, assim, composto por vários peritos na temática das cidades inteligentes e representantes das instituições e das dinâmicas sociais que compõem São Domingos de Benfica. Para a frente, estão previstas reuniões periódicas deste órgão, nas quais se irão debater e desenvolver projectos estratégicos com interesse não só para a freguesia, mas também para todo o território municipal. “Será também uma excelente motivo e oportunidade para fomentar uma maior aproximação das forças vivas da freguesia, permitindo o contacto directo dos seus agentes e fomentando a criação de iniciativas de interesse comum, com impactos directos na nossa comunidade”, refere a associação em comunicado.

Com a decisão de avançar com este Conselho Estratégico “smart”, a freguesia lisboeta acompanha uma tendência global “de motivar a introdução de sistemas inteligentes através do diálogo participado entre todos os agentes económicos e sociais do território”.

A apresentação e tomada de posse do Conselho Estratégico acontece hoje, pelas 16 horas, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.

São Domingos de Benfica caracteriza-se por ser uma freguesia dinâmica, cujo executivo é actualmente liderado por António Cardoso. Segundo dados do Censos 2011, tem uma população de pouco mais de 33 mil pessoas, numa área de 4,29 km2, representando 5% na área da cidade de Lisboa.

A ZOOM Global Smart Cities Association é uma associação sem fins lucrativos, criada em Maio de 2018, e que tem como missão ajudar a colmatar as lacunas existentes na implementação do conceito smart cities.