Já está disponível a edição de 2024 do ANUÁRIO SMART CITIES. Fique a saber quem são os principais agentes deste setor e conheça os projetos que os municípios portugueses estão a implementar nos seus territórios. Aceda gratuitamente à versão digital ou peça o seu exemplar em papel (PVP: 25 Euros)
A descarbonização é o grande desígnio do momento quando olhamos para os centros urbanos e para as suas estratégias. As cidades são responsáveis por cerca de 70% das emissões de dióxido de carbono e para se atingirem as metas da transição energética é necessário encontrar formas inovadoras, sustentáveis e economicamente viáveis que acomodem um novo modelo de intervenção com vista às baixas emissões carbónicas. São vários os projectos implementados em todo o país nas mais variadas áreas, como edifícios, mobilidade, água, resíduos ou energia.
São vários os programas de apoio à governance a nível local e os investimentos autárquicos multiplicam-se a nível nacional. Hoje, a estabilidade e consolidação de um mercado que se vinha a afirmar é uma realidade muito positiva para o sector. São muitas as empresas que se estabeleceram e apostam no negócio das cidades. Espera-se um ano de 2024 ainda mais activo no domínio da sustentabilidade ambiental, económica e social, com as cidades e as pessoas como protagonistas destas
mudanças.
Esta sexta publicação do ANUÁRIO SMART CITIES, co-construída com os agentes do sector, vem confirmar a maturidade e a evolução de um mercado que continua a investir na inteligência e sustentabilidades urbanas. Temos acompanhado este percurso, também com a revista Smart Cities, e contribuído para uma informação especializada e de referência com destaque para a actualidade, as boas práticas, as tendências e a inovação.
Esperamos que esta edição de 2024 do ANUÁRIO SMART CITIES continue a ser uma ferramenta crucial para quem trabalha com as várias temáticas relacionadas com as cidades.
Aceda gratuitamente à versão digital ou peça o seu exemplar em papel (P.V.P: 25 Euros) através do e-mail: smartcities@medialine.pt
Através desta publicação, continuamos a co-construir a comunidade das smart cities em Portugal!