Os cinco finalistas da segunda edição do programa Aveiro Urban Challenges já foram anunciados e são todos portugueses. Ao todo, o município aveirense recebeu 30 candidaturas para resolver cinco desafios da cidade e as propostas finalistas vão agora receber 20 mil euros cada para desenvolver o seu projecto, tendo apresentação pública marcada para o próximo mês de Outubro.

Para a edição de 2021, a segunda desta iniciativa que se desenrola no âmbito dos projectos Aveiro STEAM City/Aveiro Tech City, a câmara municipal lançou cinco desafios a start-ups, scale-ups e instituições de Investigação e Desenvolvimento (I&D). O primeiro passava pela gestão inteligente de utentes e visitantes e foi assegurado pela Heptasense, uma solução tecnológica vocacionada para a gestão de público em eventos e espaços culturais. De seguida, propôs-se a criação de um guia turístico inclusivo, ao qual a Zoomguide respondeu com uma solução tecnológica orientada para a promoção inclusiva da oferta turística e cultural. Para abordar o desafio da gestão de cheias, a PRM – Sist. de Inovação e Engenharia vai desenvolver uma solução que vise o controlo e manutenção do nível dos canais urbanos de Aveiro em articulação com variáveis do nível das águas exteriores e interiores, precipitação e vento. Aplicar edge computing à mobilidade urbana sobre sensores LIDAR fazia parte do quarto desafio, cuja finalista é a AllbeSmart, que desenvolverá uma solução com base nesta tecnologia para análise e processamento de dados através da detecção via LIDAR de veículos e pessoas no espaço público. Por fim, o último desafio aveirense consiste no desenvolvimento de uma plataforma de mapeamento mediação, comunicação e criação cultural que ajudará à candidatura de Aveiro Capital Europeia da Cultura 2027 e que ficará ao cargo da OurNet2.

Para desenvolver estes projectos, cada finalista recebe 20 mil euros e terá acesso a sessões de formação e mentoria promovidas pela Beta-i. Para estes empreendedores, o processo do programa Aveiro Urban Challenges culmina num Final Pitch, que terá lugar em Outubro no âmbito da edição de 2021 dos Aveiro Tech Days.

Para além dos Urban Challenges, o município anunciou ainda os finalistas do programa Aveiro 5G Challenges, que se realiza em parceria com a Altice Labs e cujo objectivo é premiar soluções e produtos com base na tecnologia 5G. Este ano, foram recebidas 29 candidaturas e apurados dez finalistas, que receberão um apoio monetário à participação de dois mil euros. Depois da fase de desenvolvimento e teste, serão apurados três vencedores, que receberão, cada um, 25 mil euros.

Recorde-se que tanto os Urban Challenges, como os 5G Challenges de Aveiro, fazem parte do Aveiro STEAM City, projecto que arrancou em 2019, com um orçamento global de 6,1 milhões de euros co-financiado pelo programa comunitário Urban Innovative Actions (UIA), que dá ao município uma verba de 4,9 milhões de euros.