Desde a semana passada, a plataforma Observatórios Lisboa passou a disponibilizar dados sobre o concelho de Lisboa e sobre o que o “típico” lisboeta consome, produz e emite. Na nova versão da plataforma, podem consultar-se as informações relativas às emissões de gases com efeito de estufa, consumos de energia e de água, produção de resíduos e águas residuais.

A Lisboa E-Nova, Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, lançou uma versão mais completa e acessível da plataforma Observatórios Lisboa, que inicialmente se dedicava apenas à apresentação de dados quantificados sobre o consumo de água e energia. Agora, a plataforma disponibiliza também dados quantificados sobre emissões de gases com efeito de estufa, produção e destino final de resíduos e águas residuais. Este relançamento integra-se na aposta no desenvolvimento e na implementação de instrumentos de “gestão inteligente de informação”, incluindo a recolha, tratamento e comunicação de dados sobre a cidade.

Com recurso a infografia para comunicar e disponibilizar os dados, a informação torna-se mais acessível e perceptível a todos os utilizadores e munícipes, afirma a entidade.

Para os aderentes ao serviço e clientes finais que disponham de meios de telecontagem, a plataforma disponibiliza ainda uma visão integrada dos pontos de consumo e/ou produção (no caso da electricidade), disponibilizando uma análise sistémica dos perfis de consumo eléctrico e de água, através de uma plataforma informática especificamente desenvolvida para o tratamento de informação.