Cascais apresentou, na segunda-feira, o primeiro camião 100% eléctrico de recolha de resíduos sólidos urbanos a circular em Portugal. A operação real junto ao edifício da câmara municipal de Cascais marcou o início de um projecto-piloto que irá testar a competência e eficácia deste camião.

A Cascais Ambiente e a Volvo, representada pela Auto Sueco Portugal, vão testar, durante três semanas, o primeiro camião de recolha de resíduos sólidos urbanos do país a mover-se com base em energia 100% eléctrica. O objectivo é recolher vários dados sobre a eficácia deste camião Volvo FE Eléctrico em circulação para que se possa, depois, melhorar as capacidades do veículo.

De acordo com o município de Cascais, este camião pioneiro “está equipado com uma superestrutura de recolha de resíduos sólidos urbanos, conta com um peso bruto até 27 toneladas, uma potência de 225 kW/300 cv e uma autonomia até 200 km”.

O meio de transporte foi apresentado, no dia 21 de Novembro, numa demonstração real na praça da câmara municipal de Cascais, que teve também como intuito demonstrar aspectos relacionados com a redução do ruído. Carlos Carreiras, presidente da autarquia, que esteve presente no evento, sublinhou que “este camião representa uma gota de esperança, no caminho para o combate às alterações climáticas”.

Recorde-se que Cascais, além do camião Volvo FE eléctrico, também já tem em operação outros tipos de transporte menos disseminados, nomeadamente dois autocarros movidos a hidrogénio e um camião movido a Zero Diesel (combustível desenvolvido a partir de óleos alimentares usados).