A DBWAVE, empresa do Grupo ISQ, está a desenvolver um sistema que utiliza sensores, uma plataforma e algoritmos de inteligência artificial de modo a identificar e gerir ruído ambiental. Trata-se do projecto MIRA (Monitorização Inteligente de Ruído Ambiental) e, segundo o ISQ, poderá ser uma ferramenta útil para vários agentes, incluindo municípios.

Identificando uma “crescente pressão” sobre vários agentes que lidam com o ruído ambiental, entre os quais “as entidades públicas responsáveis pela gestão do território”, a DBWAVE desenvolveu o sistema MIRA para ajudar a dar resposta ao problema.

Com múltiplas configurações, o sistema MIRA incorpora sonómetros e sensores em rede que, além de medirem e processarem o sinal de som em ambientes exteriores, comunicam com uma plataforma de gestão, processamento e análise de dados. Esta plataforma, digital integrada, vai, por sua vez, não só armazenar e tratar os dados, como monitorizar os indicadores de ruído e sinais de som em tempo real, ou histórico de informação, incorporando ainda algoritmos de inteligência artificial.

Através destes algoritmos inteligentes, será, assim, possível analisar os dados do som e “detectar padrões e identificar sons específicos e conhecidos, detectar anomalias em assinaturas de som e detectar ruídos externos ou contaminantes de amostras de som”, explica a DBWAVE. Manuela Marcelino, administradora da empresa, refere ainda que há uma funcionalidade de notificação de alertas e de informação, de forma a auxiliar a tomada de decisão.

Segundo a DBWAVE, este sistema MIRA assenta ainda num sistema de aquisição de dados recolhidos pelos sensores, permitindo uma monitorização contínua de indicadores de ruído e acesso ao sinal sonoro para uma análise mais detalhada.

Recorde-se que a Organização Mundial de Saúde identifica o ruído como a segunda causa ambiental mais significativa de doenças na Europa Ocidental. Nesta região, só o ruído de tráfego rodoviário leva à perda anual de um valor estimado de 1,6 milhões de anos de vida saudável, podendo causar stress e afectar o sono, a saúde mental, o bem estar, a capacidade cognitiva e os sistemas cardiovascular e metabólico.