Com o objectivo de obter a certificação Destino Turístico Sustentável, a região da Madeira traçou uma estratégia para a sustentabilidade que dá, agora, a conhecer num novo website. A plataforma, anunciada hoje, dispõe ainda de um espaço aberto a sugestões.

Madeira Sustainable for all é o nome do novo website dedicado ao Turismo da Madeira e à sua visão para a sustentabilidade. Visando a obtenção da certificação Destino Turístico Sustentável para o arquipélago da Madeira, a plataforma destina uma página ao processo, integrando as sugestões e recomendações de parceiros, residentes e turistas, os critérios do Global Sustainable Tourism Council, bem como orientações estratégicas a nível regional, nacional e internacional.

Segundo Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura, bem como presidente da Associação de Promoção da Madeira, o “grande propósito” do novo website passa por dar a conhecer a estratégia de sustentabilidade definida. Trata-se de uma estratégia assente em quatro pilares estratégicos – ambiente, economia, sociedade, cultura – de modo a não só preservar o ambiente e estimular o turismo, mas também a melhorar as condições de vida dos habitantes e visitantes e a fomentar a identidade e o património da região.

O processo de certificação, que está a ser gerido e supervisionado pela Destination Management Organization da região, depende ainda da participação e dos contributos de todos. Eduardo Jesus sublinha, aliás, que “manter as pessoas parte deste processo, através das suas partilhas e sugestões” integram também o “grande propósito” do website, que dispõe de uma secção para tal.

A nova página digital apresenta ainda uma secção de “Compromissos”, onde expõe as metas de sustentabilidade que pretende alcançar até 2030, desde a adopção de energias renováveis para produção de energia eléctrica, até à reintrodução de resíduos urbanos na economia regional ou à redução na disparidade de género no emprego. Disponibiliza também uma secção de “Boas Práticas”, onde divulga iniciativas e projectos que estão a ser aplicados, e outra de “Documentos”, permitindo a consulta da política de sustentabilidade, do plano de acção, entre outros.

“O processo de certificação da Madeira enquanto Destino Turístico Sustentável está a decorrer como previsto e teremos já alguns resultados em Fevereiro próximo. Acima de tudo, estamos muito focados em cumprir os objectivos traçados até 2030”, conclui Eduardo Jesus.

Fotografia: © Pixabay