A Solar Impulse Foundation vai lançar, hoje à tarde, no âmbito da COP27, um guia de soluções cleantech que as cidades podem adoptar para se aproximarem da neutralidade carbónica. A capital lisboeta, que já demonstrou o seu apoio à iniciativa, será uma das “cidades-piloto”.

Reconhecendo a dificuldade das cidades em acelerar o planeamento net zero, o guia Solutions Guide for Cities começa por identificar os desafios-chave com que os territórios urbanos se deparam na transição climática em cinco sectores (Energia e rede, Construção e edifícios, Mobilidade e logística, Gestão de resíduos, Água e infraestrutura urbana). E, como resposta, propõe a adopção de tecnologias cleantech nestas várias áreas, numa abordagem bottom-up.

“A nossa Fundação identificou mais de 1 400 soluções tecnológicas que existem hoje para proteger o ambiente de uma forma rentável economicamente”, sublinha Bertrand Piccard, presidente e fundador da Solar Impulse Foundation, em comunicado. Desse total, o guia contempla 188 tecnologias que foram testadas e implementadas por administrações públicas, empresas privadas ou cidadãos em mais de 130 municípios de 28 países. 

Betão reciclado, painéis de isolamento baseados em biomateriais, software de optimização da vegetação urbana, bombas de calor ar-água geotérmicas, tecnologias de reciclagem de águas cinzentas e tecnologia vehicle-to-grid, bem como medidas de eficiência energética eficazes, são algumas dessas “soluções” avançadas no guia.

 

Lisboa será uma das cidades-piloto

Perante a iniciativa da Solar Impulse Foundation, Carlos Moedas, presidente da câmara municipal de Lisboa, já manifestou o seu apoio. “Lisboa está comprometida em prestar uma abordagem sustentável com novas tecnologias e soluções inovadoras. Para isso, conto com o apoio da Solar Impulse Foundation”, destacou ainda o responsável.

Assim, a Solar Impulse Foundation refere que “Lisboa será uma das primeiras cidades-piloto para o guia”. A par da capital portuguesa, outras cidades demonstraram o seu interesse em explorar as tecnologias presentes no portefólio da Solar Impulse Foundation, nomeadamente Estocolmo, Genebra e a região de Paris.

Além de cidades, agentes essenciais para a “modernização do enquadramento legal” de modo a favorecer estas soluções, a iniciativa da Solar Impulse Foundation conta ainda com a participação de organizações, como o ICLEI, a NetZeroCities Climate e a World Wildlife Foundation.  Actuando como “facilitadoras sistémicas”, estas organizações estão a partilhar as melhores práticas para a implementação destas tecnologias.

O Solutions Guide for Cities será apresentado hoje à tarde por Bertrand Piccard, durante um webinar promovido pela Comissão Europeia sobre como as cidades podem desbloquear oportunidades na transição ecológica, no âmbito da conferência climática internacional COP27. Recorde-se que uma visão geral do documento já tinha sido lançada em Maio de 2022, durante o Congresso Mundial do ICLEI de 2021-2022.