No próximo dia 18 de Novembro, o Porto vai receber a primeira edição da conferência internacional the Future Design of Streets, da plataforma com o mesmo nome. Com o objectivo de melhorar o desenho das ruas, o evento está aberto a arquitectos, engenheiros, sociólogos, historiadores, decisores políticos, empresários e aos cidadãos em geral.

A edição de estreia do the Future Design of Streets vai dedicar-se a “descrever, explorar e discutir o futuro desenho das ruas”, lê-se na página oficial. Para isso, vai reunir um conjunto de especialistas nacionais e internacionais em torno do tema no próximo dia 18 de Novembro, no espaço da Associação Nacional de Jovens Empresários, no Porto.

Depois da sessão de abertura com representantes de instituições de ensino superior e da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos, o programa começa por abordar o conceito do tema (objectivos e metodologias), com a participação de Sónia Lavadinho, fundadora da empresa Bfluid, e Rute Nieto Ferreira, urbanista da Ferreira e Nordh. 

Passa, depois, para a vertente da acção (actores e participação), com os convidados Sílvia Casorrán, chefe de gabinete de Arquitectura do município de Barcelona, e José Carlos Mota, professor da Universidade de Aveiro, até chegar ao planeamento (estratégias e temporalidade), onde os especialistas Paul Lecroart, urbanista do Instituto de Planeamento da Região Metropolitana de Paris, Michiel Van Driessche, arquitecto paisagista e sócio-fundador do Felixx Lanscape Architecture, e Henk Bowman, secretário-geral da Rede Europeia de Áreas e Regiões Metropolitanas (METREX), irão dar o seu contributo.

O programa encerra com uma reflexão sobre o que se segue. Neste debate “What’s Next”, estarão presentes Francisca Magalhães, arquitecta no município de Vila Nova de Famalicão, António Miguel Castro, presidente do conselho de administração da GAIURB, João Quintão, director do departamento de Planeamento e Mobilidade do município de Matosinhos, e Daniel Casas Valle, urbanista no Urban Dynamics.

“Dos arquitectos aos engenheiros de tráfego, dos arquitectos paisagistas aos urbanistas, dos sociólogos aos historiadores, dos cidadãos aos políticos, dos municípios às empresas de projecto – a plataforma the Future Design of Streets é um espaço aberto a todos, cidadãos e organizações, que ambicionam melhorar o projecto das ruas”, escreve a organização do evento. As inscrições, com um valor de 25 euros, incluindo almoço, coffee breaks e serviço de tradução do inglês (se solicitado), podem ser feitas aqui.

Recorde-se que o primeiro encontro do the Future Design of Streets resulta de um trabalho realizado ao longo dos últimos dois anos. A plataforma de partilha de conhecimento e práticas de projecto já tinha realizado três webinars, um em 2020, outro em 2021 e um terceiro em 2022. Além disso, a propósito de um programa “City Editions” realizou, em 2021, um webinar dedicado à cidade do Porto e, em 2022, um seminário em Braga

A revista Smart Cities é media partner oficial deste evento.