Pelo segundo ano consecutivo, Lisboa é uma das três cidades finalistas do Europe Mobility Week Award (EMWA). A capital portuguesa foi seleccionada entre 63 autarquias de 23 países que inicialmente apresentaram candidatura à distinção. A edição de 2016 da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) foi a mais participada de sempre: foram 2427 cidades, mais 550 do que no ano anterior.
Este prémio destina-se a galardoar as cidades que aderiram à SEM, desenvolveram boas práticas para a mobilidade sustentável e implementaram medidas de carácter permanente, contribuindo para as deslocações através de modos alternativos ao automóvel.
As recentes intervenções no Eixo Central, com o aumento das áreas de circulação pedonal, a melhoria das acessibilidades e a criação de ciclovias, assim como o programa Uma Praça em Cada Bairro e a requalificação da frente ribeirinha foram consideradas medidas exemplares pela Comissão Europeia. A Semana Europeia da Mobilidade de Lisboa foi igualmente reconhecida pela originalidade das acções e pelo número de participantes nas iniciativas.
Para além da cidade portuguesa, estão na corrida pelo galardão Malmo, na Suécia, pelo incentivo à utilização da bicicleta enquanto meio de transporte, e Skopje, capital da Macedónia, pelo contributo à poupança e à protecção ambiental. O vencedor da edição anterior foi a cidade espanhola de Múrcia, pelo sucesso alcançado na estratégia de promoção da multimodalidade e intermodalidade nas deslocações.
O vencedor dos EMWA 2016 será conhecido no próximo dia 20 de Março, numa cerimónia a realizar em Bruxelas, no Théâtre du Vaudeville.