Um dos principais eventos internacionais sobre smart cities e inteligência urbana chega no próximo mês. Entre os dias 16 e 18 de Novembro, o Smart City Expo World Congress (SCEWC) regressa ao recinto da Fira de Barcelona com mais de 400 expositores e 300 oradores em diálogos e sessões plenárias e temáticas. Na edição que marca o seu décimo aniversário, o SCEWC acolhe também a reunião anual da maior rede mundial de cidades e governos locais, um evento dedicado à mobilidade e outro a materiais tecnologicamente avançados.
Ao contrário daquilo que aconteceu no ano passado, em que o SCEWC assumiu uma versão on-line – a spin-off Smart City Live – devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a edição deste ano volta a ocorrer na capital da Catalunha. Lá, irão estar presentes mais de 400 expositores e mais de 300 oradores, seja para mostrarem as mais recentes tecnologias que contribuem para um ecossistema urbano mais inteligente, seja para partilharem iniciativas e projectos de cidades de diferentes continentes. Entre as empresas expositoras, destacam-se nomes como Abertis Mobility Solutions, Cisco, Huawei, Microsoft e a portuguesa Ubiwhere, que desenvolveu um dos projectos vencedores dos World Summit Awards.
Assim, o evento que serve de barómetro mundial para as novas tendências urbanas convoca especialistas da indústria da inovação urbana para reflectirem e discutirem, durante três dias, sobre cidades, desafios colocados pela transformação urbana e potenciais soluções. Sob o tema “We are the cities we make”, a edição deste ano dá particular atenção aos processos de transformação que as cidades estão a atravessar no período pós-pandemia e à importância de haver uma melhor adequação das cidades às necessidades dos cidadãos.
Do programa preparado pela Fira de Barcelona, entidade organizadora, constam tópicos como inteligência artificial, novos modelos de energia, tecnologia digital Twin, espaços verdes, mobilidade partilhada, participação pública, saúde. No total, existem oito campos temáticos: tecnologias facilitadoras essenciais; energia e ambiente; governança; habitação e inclusão; economia, infraestruturas e edifícios; segurança e protecção; e mobilidade no formato do Congresso Mundial Tomorrow.Mobility.
Além das conferências e das exposições, o SCEWC integra também a reunião anual do Conselho Mundial da Organização das Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG), a maior rede global de cidades e Governos locais, regionais e metropolitanos, em formato presencial e digital. Neste ano, o tópico em destaque é “Smart Cities e Territórios, Pilares da Agenda Comum”, onde se irão definir as estratégias para a acção municipal e o respectivo contributo para a Agenda Comum das Nações Unidas.
Adicionalmente, o SCEWC acolhe também os eventos Tomorrow.Mobility e PUZZLE X. O primeiro, co-organizado pela iniciativa da União Europeia EIT Urban Mobility, promove o desenho e adopção de modelos de mobilidade urbana sustentável e conta com a inclusão de uma plataforma on-line que estará disponível para além do ciclo de vida do evento e de um centro de inovação. Já o segundo, onde se insere ainda uma incubadora tecnológica, incide sobre materiais de tecnologia avançada e o seu impacto nas indústrias da energia, mobilidade, saúde, transporte, construção, electrónica, têxtil e conectividade, entre outras.
No ano em que se assinala o décimo aniversário do SCEWC, iniciativa criada em 2011, o director Ugo Valenti, citado em comunicado, acredita que “a edição de 2021 será certamente uma das edições mais marcantes”. Sublinhando a mudança de foco nas prioridades de muitas cidades, precipitada pela pandemia, o responsável afirma que a situação “terá um impacto nas tendências da transformação urbana e nas conferências que serão acolhidas em Barcelona”.
O preço de inscrição varia de acordo com a modalidade pretendida. Mais informações sobre os preços e as inscrições podem ser consultadas aqui.
A revista Smart Cities é um dos media partners deste evento e os seus leitores têm acesso a descontos na aquisição do passe. Contacte-nos para saber mais.