Como levar os serviços públicos dos municípios para a cloud? Será este o tema do evento organizado pela câmara municipal de Águeda, que vai realizar-se sob o mote Storm Clouds – Conferência e Oficinas: Migração de serviços públicos para a nuvem, no próximo dia 1 de Março, na Biblioteca Municipal Manuel Alegre. O debate enquadra-se no projecto Storm Clouds, que pretende ajudar as autarquias a tirar partido das vantagens da tecnologia.
A iniciativa junta as cidades europeias de Águeda (Portugal), Valladolid (Espanha), Tessalónica (Grécia) e Miskolc (Hungria), com o objectivo de perceber como melhor utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para efectuar a mudança dos serviços públicos municipais para a cloud, focando-se especialmente no cidadão, o destinatário final das aplicações desenvolvidas. No final, as melhores práticas vão ajudar à definição de linhas orientadoras que contribuam para acelerar o processo de migração, por parte das autoridades e decisores públicos, e será apresentado um portefólio de serviços que funcionem na nuvem e possam ser facilmente adoptados por autarquias locais. Fruto de um consórcio, o Storm Clouds junta ainda organizações como a Hewlett-Packard Enterprise, a European Dynamics e a Urenio (Universidade de Tessalónica), coordenados pela RTDI Europe.
Em Águeda, o projecto já se materializou em aplicações como o Eu Participo, uma aplicação on-line que faz uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG),< permitindo aos cidadãos reportar ocorrências relacionadas com problemas no espaço público, agilizando e melhorando, de forma simultânea, o processo de comunicação entre autarquia e munícipe.
A iniciativa vai estar dividida em dois momentos distintos: conferência e oficinas, dando a oportunidade para que seja possível não só divulgar, mas também aprender a utilizar serviços públicos alojados na nuvem. O evento a realizar em Águeda vai contar com apresentações a incidir sobre o projecto, em geral, e sobre processo de migração de serviços para a nuvem, em particular. Serão, ainda, apresentados os resultados obtidos por aplicações migradas para a cloud pelo município de Águeda. A informalidade deverá reinar nas oficinas de trabalho, a outra metade do evento, em que existirão mesas redondas, orientadas para a divulgação e aprendizagem na utilização dos serviços públicos.