Com o objectivo de discutir modelos de financiamento para a implementação de projectos de smart cities em contexto de pandemia e incerteza económica, decorre hoje o webinar Ready, set, market – How to make Smart City Projects bankable in times of COVID-19. O encontro, enquadrado numa extensão da programação da Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW), conta com a presença de um representante da direcção geral de energia da Comissão Europeia e será moderado pela consultora ambiental portuguesa RdA.

Num evento em que serão apresentadas e discutidas as oportunidades presentes no Pacto Ecológico Europeu e na iniciativa europeia de reabilitação, marcam presença representantes do Banco Europeu de Investimento (BEI), da plataforma de inovação para as cidades inteligentes e as comunidades da Comissão Europeia (EIP-SCC) e de grupos privados de investimento. O objectivo da sessão on-line, com início marcado para as 9 horas desta terça-feira, é o de apresentar modelos de financiamento e de negócio que permitam a implementação e replicação de projectos de inteligência urbana.

Focado no contexto actual de pandemia e “revés económico”, o painel de discussão vai ser moderado por Jorge Rodrigues de Almeida, da consultora portuguesa RdA, especializada em acção climática, e vai centrar-se em quatro pontos: o financiamento de projectos de smart cities, a reabilitação do edificado europeu, o financiamento de energias renováveis e infra-estrutura energética e a aceleração de investimentos público-privados de sustentabilidade.

Durante a sessão, com uma duração prevista de uma hora e meia, será discutida a viabilidade e a replicabilidade de vários modelos de financiamento e o modo como a actual pandemia está a impactar a execução dos projectos de inteligência urbana já planeados. Os resultados da discussão deste webinar vão, depois, ser partilhados no site da EIP-SCC, procurando assim “alcançar o máximo de exposição para criar oportunidades para o desenvolvimento de modelos de financiamento para soluções smart cities e para apoiar a recuperação económica no pós pandemia”, lê-se na página da Semana Europeia da Energia Sustentável.

Este encontro virtual enquadra-se na extensão da programação da edição deste ano da EUSEW, que decorreu entre os dias 22 e 26 deste mês.

semana europeia da energia sustentável, 22-26 junho, programa extendido