Um ringue, várias batalhas, três vencedores. Não se trata de um combate de boxe, mas do Global Meetup, uma iniciativa da rede internacional Get in the Ring (em português, entra no ringue), que pretende encontrar as três “melhores” start-ups internacionais em três categorias distintas e que se realizou em Cascais, entre os passados dias 30 de Maio e 1 de Junho.

Peso-pesado, Peso-médio e Peso-leve – assim são apresentados o primeiro, segundo e terceiro classificados do Global Meetup. As start-ups seleccionadas foram, em primeiro lugar e pela respectiva ordem, a Convious, uma start-up holandesa que procura recuperar clientes que migraram para plataformas de descontos de volta para a indústria do lazer e da hospitalidade; a Mind Rockets inc, uma ferramenta que permite a tradução instantânea de texto para linguagem de sinais; e, por fim, a LiquiGold. Esta start-up conquistou o terceiro lugar, o que significa ficar com o título de Peso-Leve, com a sua criação: um mictório que não requer água e poupa 150 mil litros de água por ano.

Os três dias de competição tiveram lugar no Casino Estoril, no salão Preto e Prata, e a final do evento foi presenciada por aproximadamente 400 pessoas, provenientes de 100 países diferentes, que assistiram à competição a desenrolar-se num verdadeiro ringue de boxe.

O Global Meetup foi criado em 2012 por cinco empreendedores holandeses e este ano teve como palco a vila de Cascais, reunindo 150 start-ups de todo o mundo, assim como decisores políticos, profissionais do sector da inovação e investidores com o objectivo de ajudar a dar um impulso às empresas participantes.

Os participantes no evento foram escolhidos através de mais de 100 eventos de selecção realizados à volta do mundo.

A rede Get in the Ring foi criada para identificar e promover soluções inovadoras desenvolvidas por start-ups à volta do mundo, através do apoio a programas de aceleração e procurando ligar as melhores ideias a investidores e recursos.