Durante esta semana, Estarreja vai ser um museu ao ar livre, isto porque, desde sábado passado e até dia 18, a cidade acolhe o festival ESTAU – Estarreja Arte Urbana. Por estes dias, a missão passa por colocar a arte urbana a falar com a cidade e as pessoas, assim como com o património e com a natureza, através de murais, instalações, residências artísticas, exposições, workshops, filmes, conversas com artistas, visitas guiadas, músicas, dança e performances.
À semelhança do que tinha já acontecido no ano passado, durante o ObservaRia 2015 cuja génese foi a obra Guarda-Rios de Bordallo II no Parque Municipal do Antuã, esta será a vez das ruas próximas ao parque da cidade servirem de tela a artistas urbanos internacionais. Entre os nomes presentes estão o australiano FINTAN MAGEE, que se estreia em Portugal, os brasileiros BICICLETA SEM FREIO (prometem a maior parede com a sua assinatura, com mais de 660 metros quadrados), a polaca NESPOON, o argentino BOSOLETTI, o espanhol ISAAC CORDAL. A acompanhá-los está o talento nacional de KRUELLA D’ENFER, HAZUL, SAMINA e ADD FUEL. Desta forma, quem visitar a cidade durante esta semana poderá assistir ao processo de criação das várias obras que vão nascer do ESTAU. Para além de decorar a cidade, as criações vão também servir como formas de reabilitação do espaço urbano.
Mas esta é apenas uma das mais de 30 actividades previstas no ESTAU. A programação (ver aqui) envolve, entre outras coisas, três residências artísticas, workshops para vários públicos e de várias faixas etárias (por exemplo, o workshop de arte urbana para idosos LATA 65), ou o concerto/performance de FILHO DA MÃE. O evento será ainda mote para a estreia e ante-estreia dos filmes internacionais Graffiti Grandmas e Sky’s the limit, cujo pano de fundo é a arte urbana. Como espaço aberto e de diálogo, as Conversas com os Artistas pretendem potenciar a ligação dos artistas ao público e comunidade, para uma melhor percepção do processo criativo. Para além disso, haverá ainda tempo para buscar novas formas de arte na cidade, com as Visitas Guiadas, com intérprete de língua gestual, por Lara Seixo Rodrigues. No último dia do certame, tem lugar o já lotado encontro INSTAMEET orientado pela comunidade NOW PORTO(@nowporto).