A norte-americana IBM disponibilizou a sua tecnologia de inteligência artificial para responder às dúvidas dos cidadãos sobre o novo coronavírus (covid-19). Perguntas como “quanto tempo estarão as escolas fechadas” ou “onde posso fazer o teste” podem encontrar resposta na solução Watson Assistant for Citizens, já implementada em países como Espanha, Reino Unido, Grécia ou Estados Unidos da América.

Através da celebração de acordos com entidades governamentais, organizações do sector da saúde e instituições académicas, a tecnológica IBM está a disponibilizar gratuitamente a sua ferramenta de assistência virtual, adaptada à actual crise global de saúde pública. Recorrendo a ferramentas de inteligência artificial (IA) criadas pela empresa norte-americana, os cidadãos podem tirar colocar dúvidas suscitadas pela pandemia do covid-19.

Reunindo informação “credível” e oficial, o Watson Assistant for Citizens pode responder a perguntas sobre o novo coronavírus em 15 idiomas diferentes. Em nota de imprensa, a IBM anunciou que a sua ferramenta será disponibilizada gratuitamente durante, “pelo menos”, 90 dias. Acessível on-line ou por telefone, funciona através de um produto de inteligência artificial destinado a prestar assistência virtual. A ferramenta de esclarecimento aproveita dados e orientações oficiais sobre a pandemia e a resposta pode ser adaptada consoante a cidade ou região que a escolhe utilizar.

Até ao momento, revela a IBM, “foram celebrados acordos com entidades governamentais, organizações do sector da saúde e instituições académicas de todo o mundo, incluindo Estados Unidos da América (EUA), República Checa, Grécia, Polónia, Espanha e Reino Unido”. A configuração inicial “pode ser feita em alguns dias”, estando originalmente disponível em inglês e espanhol e podendo ser adaptada a 13 outros idiomas.

Em Espanha, o governo da região da Andaluzia já disponibiliza, através da Agência Pública de Emergência (EPES), um assistente virtual através do qual os cidadãos podem manter uma conversa e tirar dúvidas sobre o novo coronavírus. Informações sobre quais as medidas previstas no âmbito do estado de emergência, quais os sintomas do covid-19 e os procedimentos a adoptar em caso de suspeita de infecção são alguns dos esclarecimentos que o assistente presta ao cidadão. No continente europeu, para além do país vizinho, o assistente de IA já se encontra disponível na República Checa, Grécia, Polónia e Reino Unido.