A cidade de Braga ganhou o Prémio de Mobilidade Sustentável da edição de 2022 da Semana Europeia da Mobilidade. O município minhoto foi eleito para receber este galardão atribuído pela Comissão Europeia, numa edição que também tinha como finalistas as cidades de Zagreb, na Croácia, e Sófia, na Bulgária. A atribuição do prémio foi anunciada numa cerimónia realizada em Gante, na Bélgica.
“Braga impressionou o júri com o seu empenho na sensibilização para a mobilidade sustentável junto de muitos intervenientes, incluindo universidades, empresas locais e residentes”, diz a organização do evento, que também lembra o trabalho realizado “com mais de uma centena de empresas para abrir as ruas ao uso pedonal e construir espaços verdes interactivos”.
O vencedor do prémio foi escolhido por especialistas europeus em mobilidade, que valorizaram as várias iniciativas realizadas pela autarquia, como o “Safari Empresas pela Mobilidade Sustentável”, diversas actividades lúdicas para todas as idades ou sessões de sensibilização para a importância da mobilidade sustentável.
Foram, igualmente, destacados o projecto escolar School Bus, o alargamento de zonas pedestres na cidade, o reforço da frota de transportes públicos com veículos eléctricos e a redução dos limites de velocidade junto das escolas. Referência ainda para a aposta na mobilidade suave, nomeadamente com um sistema de bicicletas partilhadas e com o aumento de ciclovias e de lugares de estacionamento para bicicletas.
Em comunicado, a autarquia sublinha “o compromisso do Município em criar uma melhor envolvência entre pessoas, empresas e escolas e universidades através da mobilidade urbana sustentável”. “Temos feito um trabalho muito intenso para melhorar a mobilidade em Braga e este reconhecimento é mais um estímulo para continuarmos a trabalhar para uma mobilidade cada vez mais sustentável, em benefício de uma melhor qualidade de vida para todos os Bracarenses”, afirma a vereadora Olga Pereira.
Este prémio da Semana da Mobilidade Europeia foi criado com o objectivo de reconhecer as autoridades locais com trabalho de excelência nas áreas de sensibilização para a mobilidade urbana sustentável. Na edição relativa a 2021, Valongo ganhou o prémio atribuído às cidades mais pequenas, enquanto a Amadora foi uma das finalistas do prémio para as maiores cidades, conquistado por Kassel, na Alemanha.
Fotografia de destaque: © C. M. Braga