Os munícipes do concelho de Almada já dispõem de um serviço gratuito de recolha porta-a-porta de electrodomésticos. O projecto, desenvolvido pela Electrão – Associação de Gestão de Resíduos com o apoio da câmara municipal de Almada, tem como objectivo potenciar a reciclagem destes equipamentos eléctricos.
Almada, Cacilhas, Cova da Piedade, Pragal, Laranjeiro e Feijó são os novos pontos onde estará disponível, numa primeira fase, o serviço de recolha porta-a-porta de electrodomésticos a pedido do munícipe. A recolha é gratuita e feita nos dias úteis através de agendamento telefónico (800 262 333), desde que haja pelo menos um electrodoméstico volumoso em casa, garagem ou arrecadação para encaminhar para reciclagem.
Apesar de a recolha ser destinada aos equipamentos de grande dimensão, uma vez que são estes que nem sempre são fáceis de depositar nos locais adequados e autorizados, os munícipes que solicitem o serviço poderão, adicionalmente, aproveitar para entregar pequenos equipamentos eléctricos fora de uso, lâmpadas, pilhas e baterias usadas.
O serviço está a funcionar desde o dia 10 de Dezembro e tem como objectivo “contribuir para o aumento dos níveis da reciclagem das várias tipologias de equipamentos eléctricos em Portugal, travar a tendência de acumulação, combater o mercado paralelo e garantir a protecção da saúde humana e do ambiente”, refere a associação Electrão.

Este projecto da associação Electrão, que agora conta com a colaboração de Almada, também já está a funcionar no concelho de Lisboa e a ideia é “continuar a alargar a outros municípios”, conclui a entidade.