A gasolineira Prio vai investir um milhão de euros em inovação durante o ano de 2018. Entre as várias iniciativas previstas está a segunda edição do Jump Start – o programa internacional de aceleração de start-ups da Prio. Com inscrições abertas até 28 de Maio, procuram-se ideias para responder a três desafios: a integração dos postos de abastecimento de energia nas cidades do futuro, o desenvolvimento de soluções circulares para a mobilidade e energia verde e o melhoramento da experiência do consumidor.

O programa de aceleração destina-se a start-ups de todo o mundo, sendo que entre todos os candidatos serão seleccionados 20. Este lote terá a oportunidade de trabalhar na ideia apresentada num bootcamp, com data marcada para os dias 14 e 15 de Junho, de onde sairão 10 finalistas com direito a acompanhamento por parte da Prio em sessões de mentoria. O objectivo é adaptar as ideias e soluções encontradas aos negócios da empresa gasolineira portuguesa.

As sessões de mentoria culminarão, depois, no pitch training marcado para 4 de Julho, e na final, a decorrer no dia 6 do mesmo mês.

Integrar as estações de abastecimento Prio nas cidades do futuro, através da automação de processos, da tecnologia associada à gestão da loja, à monitorização dos resíduos ou da qualidade do ar, assim como melhorar a experiência do consumidor recorrendo a processos de transformação digital ou a mecanismos de preçário dinâmicos: estes são alguns dos desafios lançados pelo programa de aceleração.

Posteriormente, serão declarados três vencedores. Cada um recebe um prémio monetário no valor de 10 mil euros – tendo em vista a implementação de um projecto piloto – e apoio permanente à implementação por parte da equipa da Prio e de estudantes de mestrado da NOVA SBE (Universidade Nova de Lisboa).

Os cinco primeiros classificados vão ainda ter direito a apresentar as duas ideias num avião de acrobacias da Prio. A melhor apresentação será premiada com a presença na Web Summit ou com 2500 euros para a promoção da sua start-up.

As candidaturas ao Jump Start podem ser submetidas através do sítio web do programa, até ao próximo dia 28 de Maio.

 

 

Errata: A Prio vai investir um milhão de euros em inovação, sendo que o Jump Start é uma parte desse total (notícia corrigida às 17h30).