Estão abertas as candidaturas para a segunda edição do Ponto Verde Open Innovation, um programa que visa apoiar projectos universitários, de start-ups, empresas ou pessoas individuais, relacionados com a bioeconomia e a economia circular no Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE).
Organizado pela Sociedade Ponto Verde, entidade que promove a recolha selectiva, a retoma e a reciclagem de embalagens, o programa tem como finalidade a criação de valor e capitalizar o potencial de Investigação e Desenvolvimento (I&D).
Para este segundo evento, a organização definiu que os projectos devem abordar um de dois pilares estratégicos: Crescimento Sustentável e Promoção da Economia Circular. A finalidade é apresentar soluções para uma mudança para uma economia de baixo carbono, baseada na recolha selectiva, separação de recursos e reciclagem.
Com este programa, a Sociedade Ponto Verde favorece projectos de investigação e desenvolvimento, na esfera do funcionamento do circuito de gestão de resíduos de embalagens, tais como a prevenção ao nível dos processos produtivos, produção e valorização de resíduos, entre outros.
As candidaturas decorrem em www.pontoverdeopeninnovation.com até ao próximo dia 28 de Fevereiro e dividem-se em quatro fases: Candidaturas, Pré-Selecção (verificação da elegibilidade das candidaturas, que terá lugar entre os dias 1 e 31 de Março), Selecção Final (durante o mês de Abril) e Implementação, altura em que os projectos escolhidos para serem apoiados passam para a etapa de execução, após a assinatura do protocolo no qual serão estabelecidos os parâmetros do projecto a efectivar. A promoção decorrerá ao longo do mês de Maio.
Na primeira edição do Ponto Verde Open Innovation, em 2016, a organização recebeu mais de 30 candidaturas.