Até 14 de Março, estão abertas as candidaturas à segunda edição dos Aveiro 5G Challenges e Aveiro Urban Challenges. Os programas lançados pela câmara municipal aveirense pretendem premiar soluções e produtos sustentados pela quinta geração de telecomunicações e promover projectos inovadores que respondam aos desafios da cidade.
Neste ano, os desafios urbanos a que os candidatos terão de responder visam a gestão inteligente de utentes e visitantes, a criação de guias turísticos inclusivos, a gestão de cheias, desenvolvimento de edge computing para mobilidade sobre sensores LIDAR e de uma plataforma de mapeamento mediação, comunicação e criação cultural que ajudará à candidatura de Aveiro Capital Europeia da Cultura 2027. De entre os candidatos, serão escolhidos 25 finalistas – a anunciar em Abril – e haverá um prémio de 20 mil euros para cada um de cinco vencedores.
Para participar nos 5G Challenges, o convite é feito a start-ups, scale-ups e centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D) para a apresentação de soluções assentes na tecnologia 5G. Nesta segunda edição, dez finalistas, a conhecer em finais de Março, vão ter a oportunidade de desenvolver as suas soluções tirando partido da infra-estrutura 5G da cidade suportada pela Altice Labs e Ericsson. No final e à semelhança do que aconteceu em 2020, a iniciativa vai premiar três projectos com 25 mil euros cada.
O prazo de candidaturas para os dois desafios, organizados pelo município em parceria com a Beta-i, arrancou a 11 de Janeiro e prolonga-se até 14 de Março. Os projectos vão, depois, ser apresentados e demonstrados durante a Aveiro Tech Week deste ano, que acontece entre os dias 11 e 17 de Outubro.
Em 2020, os Urban Challenges apoiaram o desenvolvimento de cinco soluções e contaram com o apoio de vários stakeholders, nomeadamente a Galp Gás Natural Distribuição, a EDP Distribuição, a Veolia, a Transdev e a Águas da Região de Aveiro. Por sua vez, os vencedores dos Aveiro 5G Challenges foram a Live Electric Tours, a Eva Drones e a Biometrica. As iniciativas fazem parte do Aveiro STEAM City, projecto que arrancou em 2019, com um orçamento global de 6,1 milhões de euros co-financiado pelo programa comunitário Urban Innovative Actions (UIA), que dá ao município uma verba de 4,9 milhões de euros.