A Câmara Municipal de Gaia vai lançar um concurso público, sem publicidade internacional, para a aquisição de serviços especializados de recolha de dados de tráfego rodoviário e pedonal, com o valor base de 84 mil euros. A proposta foi aprovada em reunião do executivo municipal. 

De acordo com dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), o Município de Gaia tem registado um aumento ao nível dos constrangimentos de tráfego, o que causa um impacto significativo nas deslocações nas vias municipais de proximidade. Esta aquisição de serviços é, por isso, relevante, uma vez que permitirá quantificar os fluxos de tráfego para os diferentes modelos de mobilidade, em pontos estratégicos das vias de circulação, o que possibilitará compreender a procura e os padrões comportamentais dos utilizadores.

Deste modo, com os resultados obtidos será possível antever e minimizar os efeitos de propostas de alteração de circulação numa via rodoviária ou de ações de requalificação urbana, compreender os volumes e a afluência de tráfego e avaliar o desempenho de determinada via rodoviária, o impacto ambiental e o cumprimento de metas relativas à cota modal e climática. A prestação de serviços irá contemplar as seguintes ações: contagens direcionais de tráfego e medição do tamanho das filas de espera; levantamento dos tempos dos percursos; medição de velocidades instantâneas em secção; realização de inquéritos origem-destino; realização de inquéritos de opinião e análise e simulação de propostas.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, “a mobilidade sustentável e a segurança rodoviária são prioridades para o município”. “Com isto, queremos obter dados precisos sobre o tráfego rodoviário e pedonal em Gaia, para que possamos tomar decisões informadas e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, diz o autarca em comunicado. 

Simultaneamente, as informações recolhidas irão possibilitar estimar os níveis de emissões poluentes, um dado imprescindível para monitorizar o alcance das metas definidas pelas políticas europeias para a redução das emissões de gases com efeitos de estufa e para a neutralidade carbónica até 2050. Este diagnóstico e prospeção serão, por isso, fundamentais para melhor se planear e prever o impacto de futuras propostas de mobilidade.