Numa parceria com a empresa de tecnologias de informação NEC Ibérica, a cidade de Múrcia anunciou a abertura de um centro de inovação em tecnologia e conhecimento que vai permitir testar soluções para o projecto Smart Murcia, através da recolha e análise de dados em tempo real. O objectivo? Desenvolver soluções inteligentes para várias áreas do funcionamento da cidade espanhola.
A abertura do novo centro de inovação resulta da assinatura de um acordo assinado entre a cidade de Múrcia, no Sul de Espanha, e a NEC Ibérica, numa parceria que conta, igualmente, com a colaboração da Universidade de Múrcia. As informações recolhidas no centro deverão servir para apoiar a tomada de decisão em tempo real, mas também para tornar mais eficientes as operações diárias da cidade, reforçar a segurança e coordenar múltiplos serviços municipais.
No âmbito do acordo firmado, a câmara municipal de Múrcia deverá, ainda, focar-se na melhoria na prestação de vários serviços públicos, promovendo a criação de aplicações que tirem partido dos dados analisados no novo centro de inovação.
O acesso aos dados do centro será fornecido de forma gratuita, apelando, assim, à sua utilização com o objectivo de recolher propostas que procurem a melhoria do funcionamento dos serviços da cidade e das suas infra-estruturas, como são o caso dos transportes ou das estruturas de lazer do município.
Foto: © Turismo de Murcia