O prazo de candidaturas aos Green Project Awards (GPA) foi prolongado. Os interessados têm, assim, até 9 de Junho para submeter os seus projectos de sustentabilidade à apreciação do júri.
Este ano, a categoria Cidades Sustentáveis volta a estar a concurso. O objectivo será distinguir projectos que tenham produzido impacto positivo no ecossistema urbano, no sentido de melhorar o metabolismo das cidades e qualidade de vida dos seus habitantes, promovendo o desenvolvimento dos centros urbanos, nas várias dimensões da sustentabilidade económica, social e ambiental.
Para além dos bons exemplos em ambiente urbano, a edição de 2016 do GPA vai atribuir distinções em sete outras categorias: Agricultura, Mar e Turismo; Information Technology; Produto ou Serviço; Iniciativa de Mobilização; Gestão Eficiente de Recurso; e Consumo Sustentável.
Mas não é tudo. Este ano, os interessados podem ainda candidatar-se ao Prémio Especial Cooperação Internacional de Negócios, ao Prémio Inovação Social GPA- Sociedade Ponto Verde e ao Prémio Eficiência Energética GPA 2016. No primeiro, serão distinguidas parcerias compostas por, pelo menos, uma empresa privada nacional e uma organização do sector privado, público ou não-governamental de um país em vias de desenvolvimento ou com economia em transição e que contribuam significativamente para a transferência ou partilha de conhecimentos ou tecnologia, protecção ou melhoria ambiental, melhoria na disponibilização do produto ou serviço, desenvolvimento da comunidade (excluindo projectos de caridade) e melhoria das condições de trabalho ou outros aspectos relevantes para o desenvolvimento sustentável. Já o segundo, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, visa premiar projectos, produtos, serviços ou iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento da sociedade civil, apresentando soluções criativas e sustentáveis para fazer face às necessidades e desafios societais. Por último, na área da eficiência energética, o GPA e a ADENE juntam-se para distinguir candidaturas que promovam as boas práticas em projectos de eficiência energética e que contribuam para incentivar o investimento e a alteração de comportamentos neste domínio.
Com o intuito de mobilizar a sociedade para o desenvolvimento sustentável, esta será a nona edição do GPA Portugal. O projecto conta também com edições no Brasil e em Cabo Verde e é iniciativa promovida em parceria com os governos locais e conta com uma rede internacional representativa dos principais sectores e áreas de actividade.