A Hortícolas Casal D’Avó, uma empresa do sector agrícola, implementou um sistema integrado de gestão empresarial – ERP GesNET – da portuguesa Milestone Consulting, como forma de melhorar o acesso e optimizar os processos internos da firma.
A solução, que se apoia na plataforma cloud computing da Microsoft, foi “um passo muito importante para o crescimento da empresa”, como reconheceu Sónia Gomes, sócia desta firma do Ribatejo. A partir de agora, e como era objectivo da Casal D’Avó, os funcionários podem aceder aos dados das diferentes áreas do negócio, a qualquer hora e em qualquer lugar, evitando “preocupações com falhas de energia” e “backups sucessivos”, consoante explicou a responsável.
O ERP (Enterprise Resourse Plannig) GesNET faz parte da Milestone Suite, que abrange, entre outras soluções, a gestão de vendas e projectos ou gestão de fornecedores, disponibilizados numa lógica de software como serviço (SaaS, na sigla original).
O recurso à tecnologia para melhorar os processos de negócio das empresas têm-se verificado um pouco pelos diferentes sectores de actividade. Tome-se por exemplo o maior banco local de Espanha, o Caixa Bank, que introduziu soluções digitais para optimizar o processo de analítica financeira e de risco de negócio, assim como o Banco Espírito Santo, reduzindo o tempo dispendido e os custos para os clientes.
Também as companhias aéreas Air France e KLM se distinguem na área de gestão de marketing depois da aposta em soluções tecnológicas e a empresa de recrutamento Kelly na analítica de gestão de talento através de um banco de dados para analisar e segmentar o talento dos funcionários.
Já na área das seguradoras, a Victoria Seguros, que utilizava ferramentas específicas para múltiplos negócios, implementou, à semelhança da Hortícolas Casal D’Avó, um sistema integrado que permitiu tornar os processos mais eficientes.