A PreZero, empresa de serviços ambientais pertencente ao Grupo Schwarz, inaugurou na cidade alemã de Eitting a mais inovadora instalação de triagem de embalagens leves da Europa. Após quase um ano de construção, a instalação localizada nos arredores de Munique irá processar até 120.000 toneladas de embalagens leves recolhidas nos contentores amarelos para reciclagem todos os anos.
A instalação, que exigiu um investimento de cerca de 40 milhões de euros, proporciona 50 postos de trabalho e foi construída numa parceria estratégica nas instalações do Grupo Wurzer, uma empresa sediada na área. No futuro, a instalação funcionará 24 horas por dia, 365 dias por ano.
O processo de triagem está equipado com a mais recente tecnologia, tais como scanners especiais que identificam os plásticos de cor preta, que são difíceis de triar nas plantas convencionais. Além disso, os colaboradores são assistidos por robôs de triagem de última geração no controlo de qualidade e das tarefas de triagem.
Graças à inteligência artificial, a instalação de triagem totalmente automática excederá todas as quotas de triagem estabelecidas na lei alemã de embalagens aprovada em 2019.
O material de embalagem recolhido é classificado num total de 18 grupos diferentes, que incluem os seguintes plásticos: polipropileno, polietileno tereftalato (PET), polietileno e poliestireno. Ao contrário de outras instalações, as diferentes frações também podem ser classificadas por cores. Através da mais recente tecnologia de deteção e unidades de triagem inovadoras, a triagem manual pode ser dispensada quase por completo.
Carsten Dülfer, CEO da PreZero na Alemanha, destacou que “com a entrada em funcionamento da instalação em Eitting, estamos a expandir a nossa rede de sistemas de triagem de alto rendimento para embalagens leves, não só em termos de espaço, mas também em termos de quantidade. As nossas instalações na Alemanha têm uma capacidade total anual de cerca de 600.000 toneladas, o que nos torna um dos líderes absolutos neste segmento de mercado”.
A abertura da nova instalação é mais uma peça importante na triagem de materiais recicláveis, com a finalidade de criar novos produtos. Christian Kampmann, Diretor da unidade de negócio de Triagem, salientou que “no que diz respeito às nossas estruturas internacionais, a instalação em Eitting permite-nos colmatar uma lacuna geográfica. Em particular, de um ponto de vista logístico, é muito acessível a partir das nossas instalações de reciclagem na Áustria e Itália. No futuro, poderão obter o material que foi processado para posterior utilização noutros processos de fabrico”.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.