Um milhão de embalagens de bebidas recolhidas, 70 toneladas encaminhadas para valorização e 1,2 milhões de CityPoints atribuídos. Este é o balanço de um ano do projecto iREC – Inovar a Reciclagem, que, desde Janeiro de 2021, está a testar um modelo de Sistema de Depósito com Retorno em Cascais.

A iniciativa, promovida pela Cascais Ambiente em parceria com a Nova SBE, contempla 15 máquinas de depósito localizadas no Mercado da Vila e nos principais retalhistas no concelho, dando, assim, oportunidade aos cascalenses de devolverem as suas embalagens de bebidas de plástico, vidro ou latas, recebendo, em retorno, pontos na aplicação CityPoints, que podem ser trocados por produtos sustentáveis.

Ao longo deste ano, foram mais de 100 mil as utilizações registadas da app móvel para o efeito, totalizando 1,2 milhões de pontos ganhos pelos munícipes. Em troca, os cascalenses depositaram cerca de um milhão de embalagens de bebidas, das quais a maior parte (62%) correspondia a garrafas de plástico PET, seguida pelas embalagens de vidro (27%) e pelas latas (11%). Das 70 toneladas que foram encaminhadas para reciclagem, 80% diz respeito ao vidro, revela a coordenação do projecto.

“Um ano e um milhão de embalagens são marcos importantes. Com este Sistema de Depósito com Retorno que estamos a experimentar em Cascais, testamos soluções que nos permitem avançar para o terreno com maior conhecimento, assim que a legislação for aprovada. Sabemos hoje que é fundamental o envolvimento de todos os stakeholders para que o sistema possa funcionar”, afirmou, em comunicado, Luís Almeida Capão. Sobre os números que marcam o aniversário da iniciativa, o presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente reforçou que “uma boa articulação entre o serviço de recolha e os retalhistas é fundamental”, dizendo ainda que “um bom projecto de comunicação, divulgação e informação dirigido aos munícipes, a par da disponibilização das máquinas nos sítios mais adequados, fazem com que haja maior adesão.”

Recorde-se que o iREC – Inovar na Reciclagem é uma das várias iniciativas levadas a cabo pelo município de Cascais com vista a implementar estratégias e soluções que mobilizem o cidadão para a adopção de comportamentos e hábitos mais sustentáveis. Além de contribuir para o cumprimento das metas nacionais de recolha de resíduos e de redução de emissões de gases com efeito de estufa, o projecto, financiado pelos EEA Grants, pretende também preparar o município para cumprir com a futura obrigatoriedade do sistema de depósito de embalagens, cuja legislação aguarda ainda publicação.