O maior operador de autocarros de longa-distância na Europa está a investir em tecnologias de combustíveis alternativas. A FlixMobility prepara-se para testar autocarros movidos a hidrogénio em trajetos de longa-distância, tornando-se na primeira empresa no mundo a fazê-lo. Para criar este projeto focado em sustentabilidade e mobilidade sem emissões de CO2, a empresa irá trabalhar com os especialistas em tecnologia da Freudenberg Sealing Technologies, com sede na Alemanha. As discussões iniciais com os produtores para desenvolver os autocarros neste sentido já arrancaram.

O verde não é apenas a cor dos autocarros e comboios da FlixMobility. Graças a uma frota moderna e elevada capacidade, os autocarros de longa-distância são um dos meios de transporte mais ecológicos disponíveis atualmente. Agora, a FlixMobility e o especialista tecnológico Freudenberg pretendem dar mais um passo na mobilidade sustentável.

André Schwämmlein, Fundador e CEO da FlixMobility: “Queremos desenhar o futuro da mobilidade. A frota moderna da FlixBus é já altamente amiga do ambiente; viajar de autocarro em longas-distâncias poupa cerca de 80% de emissões comparativamente a uma viagem de carro. Ainda assim, continuamos a perguntar-nos como é que poderemos tornar as viagens ainda mais sustentáveis. Depois de lançar três autocarros totalmente elétricos com sucesso, queremos agora desenvolver os primeiros autocarros movidos a hidrogénio, em conjunto com a tecnologia da Freudenberg, de forma a estabelecer mais um marco na história da mobilidade.”

Os primeiros E-bus em França e na Alemanha foram produzidos pela BYD e Yutong da China. A tecnologia de hidrogénio é agora uma oportunidade para os produtores de autocarro europeus que, assim, poderão participar no futuro da mobilidade sustentável. As primeiras conversações com os produtores de autocarros já se iniciaram para o projeto de autocarros movidos a hidrogénio da FlixBus.

O mesmo desempenho sem as emissões

Os veículos movidos a hidrogénio poderão percorrer cerca de 500km antes de reabastecer. O reabastecimento deverá levar um máximo de 20 minutos, uma vez que estará a ser colocado hidrogénio em vez de diesel. O desempenho deste tipo de autocarros, como a potência e aceleração, estará em linha com os padrões dos atuais autocarros de longa-distância.

Claus Möhlenkamp, CEO Freudenberg Sealing Technologies: “Um sistema híbrido que combine baterias com células de combustível de forma inteligente é especialmente prático para veículos pesados que fazem longa distância, uma vez que veículos puramente elétricos ainda não têm alcance para cobrir longas distâncias.”

“Na primeira fase do projeto de células de combustível da FlixBus, uma parte representativa da frota será equipada com a tecnologia como teste piloto. No futuro, esta é a forma como queremos contribuir significativamente para reduzir o CO2 no tráfego nas ruas. Aquilo que fazemos em conjunto com a FlixMobility nas estradas europeias, será um passo inovador para outros setores de mobilidade também”.

Hidrogénio: como o elemento mais comum do universo está a ser utilizado

A água é uma ligação química entre os elementos hidrogénio e oxigénio. Cada molécula de água consiste em duas moléculas de hidrogénio e uma de oxigénio. Aproximadamente 71% da superfície da terra é coberta com água, num volume de 1.4 mil milhões de km³. Numa planta de eletrólise, água e energia são combinados e a energia elétrica é então usada para dividir hidrogénio e oxigénio.

O hidrogénio por si só é volátil e normalmente não tem cor nem odor. A sua molécula gasosa consiste em dois átomos que devem ser armazenados em alta pressão – idealmente em tanques meticulosamente selados ou garrafas de gás. O hidrogénio procura fazer uma coisa: voltar a juntar-se ao oxigénio e tornar-se água. A energia que é necessária para esta divisão é, então, em parte, libertada novamente pelo hidrogénio. Este efeito pode ser utilizado numa célula de combustível para produzir e utilizar energia que é neutra para o clima.

A FlixMobility é uma jovem operadora de mobilidade que oferece novas alternativas para viagens confortáveis, económicas e ecológicas através das marcas FlixBus e FlixTrain. Graças a um modelo de negócios único e tecnologia inovadora, a startup desenvolveu rapidamente a maior rede de transportes de autocarro de longa distância da Europa e lançou os primeiros combóios verdes de longa distância em 2018. Desde 2013, a FlixMobility mudou a forma de viajar de milhões de pessoas na Europa e criou milhares de novos empregos no setor de mobilidade.

De todos os pontos da Europa, a equipa FlixMobility é responsável pelo desenvolvimento tecnológico, planeamento de rede, controle de operações, marketing e vendas, gestão de qualidade e expansão contínua de produtos. O serviço diário regular e a frota verde da FlixBus são operados por parceiros, empresas de autocarros, geralmente PMEs locais, enquanto a FlixTrain opera em cooperação com companhias ferroviárias privadas. Através destas colaborações, a inovação, o espírito empreendedor e uma forte marca internacional juntam-se à experiência e à qualidade do tradicional. A combinação única de start-up tecnológica, plataforma de e-commerce e empresa de transporte clássico posicionou a FlixMobility como líder, à frente de grandes corporações internacionais, mudando o panorama da mobilidade europeia.

 

 

O texto acima é da responsabilidade da empresa em questão.

Fonte: Press release