Pelo 28.º ano consecutivo, a Praia Grande, em Sintra, é a capital mundial do bodyboard. Para assinalar mais uma edição do Sintra Bodyboard Pro Fest, que este ano decorre de 3 a 8 de setembro, o Município de Sintra promove uma exposição evocativa de quase três décadas de uma prova que leva a fama das ondas da Praia Grande aos quatro cantos do mundo.

Numa parceria entre a Câmara de Sintra, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e a Associação de Bodyboard e Surf da Costa de Sintra, o MAR-Museu da Água e Resíduos é palco, entre 3 de setembro e 6 de outubro, de uma exposição que retrata as 27 edições da etapa sintrense do Mundial de Bodyboard e que, entre outros atrativos, apresenta os cartazes de divulgação, assim como diverso material de merchandising, permitindo assistir ainda a vídeos de algumas competições.

A exposição vai oferecer um enquadramento histórico da mais antiga etapa do circuito mundial de bodyboard, que este ano, à semelhança do que aconteceu em muitas outras edições, será decisiva para a atribuição dos títulos mundiais da modalidade nas categorias masculina e feminina.

O MAR-Museu da Água e Resíduos recebe a exposição sobre o Sintra Bodyboard Pro Fest no âmbito da sua missão de sensibilização para as questões ambientais, enquadrado na Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em particular o ODS 14-Proteger a Vida Marinha, reforçando o compromisso do Município de Sintra com a proteção dos ecossistemas marítimos e terrestres.

A exposição relativa ao Sintra Bodyboard Pro Fest constitui, assim, um excelente motivo para uma visita ao MAR-Museu da Água e Resíduos, recentemente inaugurado na antiga garagem de carros elétricos na Ribeira de Sintra, e que proporciona um conjunto de módulos interativos com experiências relacionadas com o ciclo urbano da água e dos resíduos. Acessível a visitantes com mobilidade reduzida, todos os módulos apresentam linguagem braile, assumindo-se como um polo museológico aberto a todos e que oferece “Conhecimento para toda a família”.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.