A escola de programação Le Wagon, presente no Porto desde 2022, em parceria com a câmara municipal (CM) de Matosinhos, lança um programa 100% gratuito com a duração de três semanas, o Code & Grow. Com início a 20 de setembro, a iniciativa, que pretende tornar a aprendizagem de programação mais acessível, vai combinar workshops online com um encontro presencial no campus de Matosinhos.
Adequado a um leque vasto de participantes, desde principiantes, com ou sem bases prévias, a empreendedores que queiram utilizar tecnologia para conceptualizar as suas ideias, as inscrições para o programa estão abertas aqui. Através da inscrição é possível aceder à plataforma onde vão ser lecionados os workshops, que serão online às 18h30 com a duração máxima de 01h15.
Francisco Mendonça, city manager do Porto, destaca que “a programação é uma das capacidades que marcam o futuro do mercado de trabalho. Seja para mudar de carreira ou aprimorar competências, tem inúmeras aplicações. Por isso, em conjunto com a câmara municipal de Matosinhos, queremos trabalhar para tornar o acesso a formações de programação mais acessível, sendo este o grande objetivo deste curso gratuito.”
Porta-voz da CM Matosinhos acrescenta ainda que “a internet originou uma verdadeira revolução no estilo de vida dos cidadãos e das empresas. A disponibilidade e a rapidez no acesso à informação, a melhoria da comunicação, a necessidade de processamento de dados, tornou a literacia digital indispensável. Tornar a programação acessível aos nossos munícipes e ao nosso ecossistema empresarial, facilitando-lhe a habilidade de produzirem conteúdos digitais, processarem e analisarem informação e desta forma tornarem-se mais competitivos no mercado, foram algumas das razões que fundamentam a parceria estabelecida entre a CM Matosinhos e a escola que é líder mundial em codificação Le Wagon.”
A aprendizagem não se limita ao tempo de aula, depois de cada sessão haverá sempre a partilha das apresentações, exercícios e materiais adicionais. O fim do programa será assinalado por um encontro presencial moderado pela associação Matosinhos Tech com representantes de empresas tecnológicas locais que pretende demonstrar como é que este conhecimento pode ser aplicado no dia-a-dia e em projetos reais.
A Le Wagon, que já formou mais de 800 alunos em Lisboa, dinamiza regularmente iniciativas para ajudar a comunidade de programação em Portugal a adquirir novas competências, como é o caso deste programa de formação. A escola oferece bootcamps intensivos de Web Development e Data Science, disponíveis em formato full e part-time, que fornecem aos alunos todas as ferramentas necessárias para começar uma nova carreira na área tech, adquirir novas competências ou lançar a própria startup.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.