Cidades inteligentes precisam de alternativas sustentáveis de mobilidade. A Volkswagen está determinada em apresentar essas soluções e vai apresentar algumas delas na conferência ZOOM Smart Cities, em Maio. Ricardo Tomaz, director de marketing da marca em Portugal, revela qual a estratégia para os próximos cinco anos: investir fortemente no alargamento da oferta de veículos eléctricos e híbridos plug-in.

 

A mobilidade é um dos desafios mais importantes para a gestão de uma cidade. Como é que a Volkswagen/SIVA encara este desafio para o futuro?

A Volkswagen tem gravada, nos seus objectivos estratégicos, a mobilidade sustentável como prioridade. O alargamento da oferta de veículos eléctricos ou híbridos plug-in é um dos vectores dessa acção. A marca já anunciou investimentos avultados nesta área para os próximos cinco anos, os quais se vão materializar num plano de desenvolvimento tecnológico e industrial ambicioso.

Actualmente, a sustentabilidade é  um imperativo. De que forma estão a adequar as vossas soluções a essa necessidade?

O Grupo Volkswagen anunciou a criação de uma plataforma técnica exclusivamente dedicada aos veículos da mobilidade eléctrica. Esta plataforma, da qual o concept-car Budd-e – recentemente apresentado em Detroit – é o primeiro protótipo, apresentará autonomias superiores a 300 km a partir de 2018 o que colocará os veículos da marca na dianteira em relação aos seus concorrentes directos. Até lá, a marca tem no mercado dois veículos eléctricos (e-up! e e-Golf) e dois híbridos plug-in (Golf GTE e Passat GTE).

Qual é o posicionamento da vossa empresa na área das cidades inteligentes?

A Volkswagen encara a mobilidade sustentável como um imperativo de futuro. As cidades inteligentes – ao nível da mobilidade – fazem parte deste desígnio, já que é mais premente a proposta de soluções alternativas aos motores térmicos nos meios urbanos.

Vão estar presentes na conferência internacional ZOOM Smart Cities, que vai ter lugar dias 18 e 19 de Maio. Qual a motivação para se associarem a este evento e o que podemos esperar da vossa participação?

A promoção de soluções de mobilidade alternativa passa pela presença em eventos de grande notoriedade, nos quais a marca tem ocasião de divulgar os seus produtos junto de um público conhecedor e interessado. O contacto com os nossos veículos eléctricos (através de test-drives) é uma das motivações principais da nossa presença.