Uma competição que junta os “melhores” cientistas de dados em networking durante dois meses, e que, assim, pretende encontrar soluções para os problemas urbanos que se avizinham. A proposta é da edição desde ano da World Data League, que será dedicada ao Objectivo para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 das Nações Unidas: “Cidades e Comunidades Sustentáveis”.
Os cientistas poderão inscrever-se, gratuitamente, até ao dia 15 de Março, no sítio on-line do desafio e, após essa data, serão inseridos em equipas com um máximo de quatro elementos que terão de responder a desafios específicos. Para tal, terão acesso a bases de dados reais – de autarquias, empresas e organizações –, de forma a que possam desenvolver soluções que permitam não só superar os desafios, mas, principalmente, responder aos considerados problemas do milénio.
A escolha do tema Data-driven Cities assenta na previsão das Nações Unidas de que, em 2050, 68% da população mundial irá viver em áreas urbanas. Este crescimento da população urbana e das cidades das traz novos desafios, mas, também, segundo a World Data League, potenciais soluções interessantes.
A competição decorrerá por fases, com a primeira a ir de 1 de Abril a 31 de Maio. Os dez finalistas serão anunciados entre 1 e 30 de Junho. Depois disso, entre 15 e 17 de Julho, terá lugar o evento final, de três dias, no qual todos os finalistas concorrem para resolver um único problema. As regras da competição dizem que serão seleccionadas, no máximo, 50 equipas, 80% das quais internacionais. O valor pecuniário dos prémios é de 15 mil euros – 13 500 distribuídos entre os três vencedores e 1 500 distribuídos ao longo da competição.

No final, todas as soluções criadas pelas várias equipas serão tornadas públicas, ao abrigo da licença do MIT. Será igualmente redigido um relatório público sobre como os dados são aplicados no contexto do tópico da competição. A explicação é simples: a WDL acredita que, “para ter um impacto real, o conhecimento para a solução de problemas de carácter social deve ser aberto”.
A World Data League é um projecto português, sem fins lucrativos, desenvolvido em parceria com o NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, da NOVA Information Management School (NOVA IMS), e apoiado pela ScaleUp Porto.