Durante este ano, Viseu está, oficialmente, de portas abertas. Depois de dois anos de crescimento da procura turística, a cidade quer agora afirmar o seu valor enquanto destino e, para isso, decreta 2017 como “o ano oficial para visitar Viseu”. Em destaque na próxima Bolsa de Turismo de Lisboa, que tem lugar de 15 a 19 de Março, Viseu vai ter um título inédito neste certame: Cidade Nacional Convidada.

O estatuto de “Cidade Nacional Convidada”, que nasce de uma parceria entre a Fundação AIP, a FIL – Feira Internacional de Lisboa, o município de Viseu e a Entidade Regional de Turismo do Centro, vai colocar Viseu debaixo dos holofotes durante a próxima BTL. Nesse âmbito, a cidade vai contar com uma presença especial no Pavilhão 2, assim como espaço diferente na agenda de eventos oficial da feira. Apresentações, lançamentos, showcookings e experiências vínicas, jogos, performances e espectáculos são algumas das acções que a Cidade Jardim está a preparar para a mostra de turismo.

O que acontece de tão especial, em 2017, em Viseu? O arranque deste ano oficial para visitar Viseu vai dar-se já no próximo dia 20, com um concerto de Rodrigo Leão e Scott Matthew, mas é apenas o começo. Num apelo à redescoberta de uma das cidades mais históricas e culturais do nosso país, o convite parte de uma iniciativa de marketing territorial, com uma vertente interna e outra externa, que conta com a participação da comunidade local como pilar, sublinhando as características e as propostas de experiências mais distintivas da cidade.

“V” parece ser a letra que dá o mote. Não só por ser a inicial de Viseu, mas porque abre também as portas a palavras como “visitar”, “vamos”, que impulsiona à acção, “vinho”, ou ao nome do herói “Viriato” e de (Grão) “Vasco” e que alude a uma imagem antropomórfica de braços abertos. Com isto, a cidade liga-se às pessoas, à criatividade, a uma atitude humana, afirmativa e positiva, e convida quem vem de fora a fazer parte.

A comunidade e os agentes económicos viseenses vão ser uma parte fundamental e, por isso, uma primeira fase e até à BTL, a comunicação interna, associada à campanha, vai apostar no estímulo ao sentido de pertença, hospitalidade e motivação, “lembrando-lhes a importância de mostrar o melhor que são e que têm para oferecer”. De que forma isso vai ser feito? Há várias iniciativas em carteira, entre elas a acção de formação e sensibilização “um viseense, um embaixador”, a edição impressa e on-line da “Timeline Viseu”, a Academia Viseu Marca, que vai envolver escolas do ensino secundário, profissional e superior na acção, ou o desafio à comunidade “1 viseense, 1 convidado”, que incentiva os habitantes a convidarem alguém a visitar a cidade, entre outros.

Depois disso, passada a BTL, a iniciativa vira-se para outros pontos do país, estando previstas acções de promoção no Porto, Braga, Coimbra, Aveiro, Salamanca, Zamora ou outras. Aumentar o reconhecimento de Viseu enquanto destino e atrair visitantes é o objectivo central, para o qual a cidade vai maximizar os seus três trunfos: cidade de Viriato (património, mitos e lendas), cidade-jardim (de qualidade de vida e cultura) e cidade vinhateira (enogastronómica).