Já arrancou a fase de manifestação de interesse para o desenvolvimento de projectos no âmbito do programa Bairros Comerciais Digitais. Autarquias, associações empresariais ou consórcios podem apresentar as suas propostas até dia 31 de Março.  

A Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI) publicou, no dia 20 de Janeiro, o aviso do concurso que vai disponibilizar 52,5 milhões de euros para apoiar, até 2025, o desenvolvimento de pelo menos 50 bairros comerciais digitais. 

O programa entende estes bairros comerciais digitais como “estruturas de elevada densidade comercial suportadas num ambiente tecnológico avançado”, considerando-os uma “medida catalisadora do crescimento económico”. A iniciativa lançada vai permitir o acesso a diferentes tipologias de investimento com o objectivo de apoiar a transição digital, bem como a competitividade e resiliência, do sector do Comércio e Serviços e dos territórios. 

Os projectos podem incidir sobre o espaço físico e urbano, enquadrando o “vector da proximidade e da coesão territorial”, com a valorização e requalificação dos espaços. Além disso, ou em alternativa, podem basear-se em modelos de intervenção com apoio em tecnologia digital, contribuindo para, entre outros, a digitalização dos operadores económicos, dos modelos de negócios e para a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento. 

Cada proposta tem de apresentar uma avaliação e um plano de acção detalhados relativos aos riscos e oportunidades e garantir o cumprimento do princípio de “Não Prejudicar Significativamente” qualquer objectivo ambiental. 

O programa Bairros Comerciais Digitais está previsto na Componente 16 – Empresas 4.0 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, financiado pelo programa de investimento público europeu Next Generation EU, em resposta à pandemia de Covid-19. As manifestações de interesse por parte dos beneficiários, entre os quais serão valorizados os consórcios entre agentes públicos e privados, poderão ser feitas até às 19h do dia 31 de Março de 2022.