Nos próximos dias 18 a 20 de Maio, a NOVA IMS, em Lisboa, vai receber um workshop para a partilha de conhecimento e boas práticas sobre como usar a analítica urbana na resposta aos desafios que as cidades hoje enfrentam. O encontro acontece no âmbito do projecto Urban Co-Creation Data Lab (UCD Lab) e, até 19 de Março, está aberta a submissão de trabalhos.

Micromobilidade, gestão de resíduos, estacionamento, poluição e gestão de multidões são os cinco temas visados no projecto e que deverão ser o mote para os trabalhos de investigação a apresentar neste workshop. O UCD Lab tem como objectivo apoiar o planeamento e a tomada de decisão, ao nível municipal, com vista a disponibilizar, junto dos cidadãos, serviços de qualidade nestas cinco áreas, desenvolvendo, para cada uma, um laboratório de dados urbanos.

Para além da apresentação dos trabalhos científicos, o encontro será também o palco escolhido para a apresentação dos modelos preditivos baseados em algoritmos de inteligência artificial e machine learning que, no âmbito do projecto, têm sido desenvolvidos em Lisboa e testados em mais duas cidades europeias.

Encerrado o período de submissão de artigos, estes serão avaliados por um comité científico que junta especialistas da academia e gestão municipal. Os resultados deverão ser comunicados aos autores a 23 de Abril. Para além da participação no evento, cujos custos de deslocação e acomodação são assegurados pelo projecto, os autores seleccionados terão ainda a possibilidade de publicar os seus trabalhos na edição especial “Urban Analytics and Creation of Services for Sustainable Cities” do Sustainability Journal.

“Através da análise de dados de múltiplas fontes e formatos que enquadram os desafios que a gestão municipal enfrenta, o UCD Lab propõe-se a fornecer ferramentas que proactivamente facilitem a escolha sobre as respostas a dar por quem tem competências de decisão nos municípios”, explicou Miguel de Castro Neto, coordenador da NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, num artigo recente publicado na revista Smart Cities. Segundo o autor, espera-se que, no final da implementação deste projecto, em Setembro deste ano, o UCD Lab tenha já “contribuído para o desenvolvimento de uma nova geração de serviços públicos no contexto de cidades inteligentes”.

Co-financiado pela Connecting Europe Facility, o UCD Lab junta a NOVA IMS, a câmara municipal de Lisboa, a Agência para a Modernização Administrativa, a NEC Portugal e o Centro de Supercomputação de Barcelona.