Os primeiros resultados do projecto VESPRA, que está a desenvolver uma ferramenta e uma plataforma para melhorar a gestão de risco em áreas transfronteiriças em situações de emergência, vão ser apresentados amanhã. O evento decorrerá a partir das 9h30 no auditório do Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, e tem como objectivo afinar estes instrumentos.
O projecto Vulnerable Elements in Spain and Portugal and Risk Assessment (VESPRA) resulta de um consórcio coordenado pela empresa espanhola Meteogrid e no qual participam a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, a Universidade de Aveiro e a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, ligada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). Financiado pelo Mecanismo Europeu de Protecção Civil (DG ECHO), o VESPRA tem como objectivo “melhorar os mecanismos de gestão de risco em áreas transfronteiriças em situações de emergência”, avança a FCTUC, em comunicado.
Para atingir esse objectivo, a iniciativa está a desenvolver uma ferramenta para “analisar e avaliar a vulnerabilidade de elementos localizados em regiões transfronteiriças” face aos riscos de incêndios florestais, de inundações, de dispersão de nuvens de poluentes industriais e nucleares, bem como de eventos climáticos severos. Está ainda a dinamizar a criação de uma plataforma de acesso livre na qual seja possível disponibilizar a ferramenta e ajudar as várias entidades de diferentes países a integrarem e coordenarem acções de prevenção e de resposta.

A fim de proporcionar a adaptação da ferramenta à realidade, o instrumento já foi testado nas áreas abrangidas pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e pela Região Autónoma da Extremadura espanhola. Assim, o evento de amanhã, em Proença-a-Nova, pretende apresentar os primeiros resultados obtidos desta aplicação e ajustar ainda mais os instrumentos às necessidades reais e às expectativas dos potenciais utilizadores.
Assim, além da apresentação do projecto e da abordagem seguida, bem como da plataforma VESPRA, a manhã será preenchida por uma sessão de esclarecimento de questões e por momentos de partilha de sugestões e de debate. A participação no evento, que se inicia às 9h30, é gratuita, mas requer inscrição prévia, que pode ser efectuada aqui.
A par das entidades já referidas, o projecto VESPRA tem como parceiros a INFOEX, da Junta de Extremadura, e a Universitat Politècnica de Cataluña.