Turismo inteligente é o tema da próxima sessão do Smart Cities Tour 2020, que acontece já amanhã. Desta vez, o encontro tem paragem em Monchique, mas decorre em formato digital, com uma sessão pública e uma formação exclusiva para os municípios da região do Algarve dedicada à temática “From data to value”.
Depois de uma pausa de cerca de sete meses imposta pela pandemia, Monchique é o segundo município a receber mais um encontro da iniciativa anual promovida pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em parceria com a NOVA Cidade – Urban Analytics Lab.
Neste novo formato, a manhã será dedicada a uma sessão pública dedicada ao smart tourism, “onde se procurará mostrar como as novas tecnologias podem dinamizar o turismo, criar valor e, ao mesmo tempo, respeitar o cidadão, num contexto de uma cidade/território inteligente”, explica a organização. Rui André, presidente da câmara municipal de Monchique, junta-se a António Almeida Henriques (presidente da Secção “Cidades Inteligentes” da ANMP) e a Miguel de Castro Neto (NOVA Cidade) para a abertura dos trabalhos. A estes, seguem-se apresentações de boas práticas dos municípios de Bragança, Olhão e Monchique, e de soluções disponíveis no mercado. As oportunidades de financiamento encerram a manhã com a participação da INOVA+.
À tarde, o acesso é reservado a técnicos e autarcas dos municípios da região do Algarve. Durante a formação, projectos e soluções aplicadas no desenvolvimento de iniciativas de turismo inteligente vão estar em análise, numa “sessão que contará com presença e apoio dos especialistas da NOVA Cidade e dos parceiros do Tour, sendo dado especial ênfase às actuais capacidades de construção de dashboards e visualização de informação de apoio à tomada de decisão em contexto urbano”.
Em 2020, o Smart Cities Tour tem como tema central “Desafios e Oportunidades para 2030” e marca presença em seis municípios portugueses. Em Fevereiro, Valongo foi o primeiro anfitrião, mas a chegada da pandemia acabaria por determinar o adiamento do calendário inicial, com o Tour a “voltar à estrada” apenas na semana passada, rumo à Covilhã, para uma sessão sobre mobilidade sustentável. Esta é uma iniciativa desenvolvida pela ANMP e a NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, da NOVA IMS, em parceria com a Altice Portugal, CTT, EDP Distribuição, Crédito Agrícola e Deloitte, e que conta com a Smart Cities como media partner.
O programa e inscrições podem ser consultados aqui.
Fotografia: © Município de Monchique