A operação Simplex 2.0 para a modernização dos municípios de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira chegou ao fim. Os resultados desta parceria, entre os quais um manual de normas de comunicação e uma landing page para agilizar o acesso aos serviços municipais, foram apresentados na passada quinta-feira, em Faro. 

O Teatro das Figuras, em Faro, recebeu, no dia 23 de Junho, a sessão de encerramento da operação Simplex 2.0, cofinanciada pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020. No âmbito desta parceria, que remonta a 2016, Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira investiram quase dois milhões de euros em equipamentos, software, comunicação e consultoria para desmaterializar e harmonizar procedimentos, bem como melhorar a qualidade e o acesso às  tecnologias de informação e comunicação.

Nesse sentido, os seis municípios do Algarve central envolvidos desenvolveram um manual de normas de comunicação conjunta, para servir de base aos conteúdos produzidos, por exemplo, panfletos, guias, publicações nas redes sociais, por estes municípios. Criaram ainda uma landing page que, ao promover a digitalização dos municípios, “agiliza o acesso aos serviços municipais disponibilizados na internet”.

Assim, os parceiros esperam também cumprir outro dos objectivos plasmados no Simplex 2.0: incentivar a utilização dos novos canais de interacção e de serviço “de forma a que, a médio prazo, a utilização da submissão on-line e da consulta ao estado dos pedidos submetidos possa ser a modalidade mais utilizada”.

Faro melhorou três serviços

No decorrer desta sessão, onde estiveram presentes autarcas e técnicos municipais, a Agência para a Modernização Administrativa (LabX), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve e a consultora Deloitte, os vários municípios aproveitaram para apresentar os resultados do projecto em cada autarquia e lançar algumas luzes sobre os passos futuros. 

Entre estes, o município de Faro salientou os resultados do “projecto inovador de melhoria da jornada do utilizador dos serviços on-line”, que contou com o apoio da consultora Deloitte em termos de capacitação da equipa responsável pela transformação digital e formação de serviços municipais “críticos”.

Segundo um comunicado da câmara municipal de Faro, este projecto permitiu melhorar os serviços on-line disponibilizados. Em particular, três serviços na área de Direitos e Cidadania beneficiaram deste processo, nomeadamente nas vertentes “taxas – espaço público e publicidade” e “voluntariado e atendimento”.